page view

Daniel Chapo recebido por JD Vance para consolidar parceria entre Moçambique e EUA

JD Vance representou nesta reunião Donald Trump, que estava "em missão oficial no continente asiático".

31 de outubro de 2025 às 09:32

A Presidência moçambicana afirmou esta sexta-feira que o encontro, na Casa Branca, entre o chefe de Estado, Daniel Chapo, e o vice-Presidente norte-americano, JD Vance, representa o consolidar da parceria entre ambos os países.

"A reunião decorreu num contexto em que os dois países procuram consolidar uma parceria moderna e orientada para o futuro, centrada no crescimento sustentável, na inovação e no bem-estar dos povos", refere a Presidência da República, em comunicado, sobre o encontro de quinta-feira, em Washington, entre Chapo e JD Vance.

O chefe de Estado moçambicano terminou esta sexta-feira uma visita de cinco dias aos Estados Unidos da América, e o encontro com o vice-Presidente norte-americano, acrescenta a Presidência, "enquadrou-se nos esforços de fortalecimento das relações bilaterais entre Moçambique e os Estados Unidos, com destaque para a cooperação nos setores da energia, infra-estruturas, segurança, educação, turismo, transição digital e agricultura".

"Durante as conversações, foram abordadas questões de interesse comum, nomeadamente o aumento das trocas comerciais, a cooperação técnica e científica, o investimento norte-americano em setores estratégicos da economia moçambicana e o papel de Moçambique na promoção da paz, da segurança marítima e do desenvolvimento sustentável em África", explica ainda.

A Presidência refere igualmente que o encontro "evidenciou o compromisso das duas partes em fortalecer uma cooperação baseada na transparência, confiança mútua e benefícios partilhados, criando condições para um ambiente favorável ao investimento e à transferência de conhecimento".

Acrescenta que JD Vance representou nesta reunião o Presidente norte-americano, Donald Trump, que estava "em missão oficial no continente asiático, num gesto que reforça o reconhecimento da importância de Moçambique como parceiro estratégico e ator de estabilidade na África austral".

"A visita de Daniel Chapo aos Estados Unidos representa um novo impulso no relacionamento entre os dois países, marcado pela abertura ao diálogo e pela aposta em áreas que promovem a prosperidade económica e a segurança partilhada", afirma a Presidência.

Concluiu assumindo que a deslocação insere-se no quadro da "estratégia de consolidação da presença internacional de Moçambique, orientada para o fortalecimento de parcerias que acelerem a industrialização, a diversificação produtiva e a inclusão social", enquanto "pilares fundamentais" do programa de governação do Presidente Daniel Chapo, que assumiu as funções em janeiro de 2025.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8