Problemas de saúde mental, doença pulmonar ou alopecia estão entre as doenças que fariam com que as princesas não vivessem felizes para sempre.
As famosas princesas da Disney podem parecer perfeitas, mas um novo estudo indica que muitas delas sofreriam de uma série de problemas de saúde caso vivessem no mundo real. De acordo com o Daily Mail, investigadores da Universidade de Twente, na Holanda, analisaram oito princesas da Disney e descobriram que, apesar de parecerem viver "felizes para sempre", as mesmas enfrentariam sérios riscos de saúde no mundo real.
Cinderela
Após a morte do pai, Cinderela é forçada pela madrasta e pelas duas meias-irmãs a limpar a casa, o que a colocaria em risco de doença pulmonar ocupacional.
"Os investigadores recomendam várias medidas preventivas para reduzir a exposição à poeira, como usar cabos de vassoura longos, borrifar água em pisos empoeirados e equipamentos de proteção individual, mas nenhuma delas foi adotada no caso de Cinderela", explicou a equipa de investigação.
A vida da princesa começou a melhorar quando a sua fada madrinha aparece. No entanto, a grande quantidade de glitter que traz consigo pode causar problemas de saúde devido à "capacidade desses microplásticos penetrarem no tecido pulmonar humano, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento da doença".
"Em vez de um príncipe, Cinderela precisaria de terapia respiratória constante para viver feliz para sempre", indicam os investigadores.
Branca de Neve
As interações sociais da Branca de Neve são extremamente limitadas, o que aumenta o risco de vários problemas de saúde. "Há forte associação entre falta de interação social e doenças cardiovasculares, depressão, ansiedade e mortalidade", explicaram os investigadores.
Felizmente, a amizade de Branca de Neve com os Sete Anões poderia ajudar a protegê-la dos perigos da solidão.
Yasmine
Assim como Branca de Neve, Yasmine, protagonista do filme "Aladino", correria o risco de isolamento social, uma vez que cresceu dentro dos muros do seu palácio, em Agrabah. Embora tenha a companhia do seu tigre de estimação, Rajah, isso expõe-a ao risco de zoonoses (doenças infecciosas transmitidas de animais para pessoas que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos ou vírus), além de ferimentos.
"Ainda que Rajah pareça um tigre dócil, os seus instintos naturais podem levar a uma situação perigosa e potencialmente fatal — um verdadeiro pesadelo árabe", salientaram os investigadores.
Pocahontas
Um dos movimentos característicos de Pocahontas é o mergulho do penhasco, de nove segundos de queda, que a deixaria com várias fraturas na vida real. Os investigadores estimam que o penhasco tenha pelo menos 250 metros de altura — quase cinco vezes o recorde mundial para um mergulho de uma falésia.
Segundo os autores da investigação, estudos sobre a dinâmica do salto sugerem que mergulhos de alturas acima de apenas 12 metros já podem ser críticos para compressões claviculares.
A Bela e o Monstro
Em 'A Bela e o Monstro', o contacto próximo com o Monstro expõe Bela a diversas doenças infeciosas fatais, incluindo brucelose (também conhecida como febre de Malta, febre do Mediterrâneo ou febre ondulante, que é uma doença infeciosa provocada bactérias do género Brucella) ou raiva.
A Bela Adormecida
Depois de furar o dedo no fuso de uma roca encantada, Aurora cai num sono infinito que só pode ser interrompido por um beijo de amor verdadeiro. Esse sono prolongado traz consigo uma série de riscos à saúde, como doenças cardiovasculares, derrame, obesidade e diabetes, de acordo com os especialistas.
"O repouso prolongado na cama está associado ao aumento do risco de úlceras de pressão e atrofia muscular dependente do tempo".
Mulan
Ao longo do filme, Mulan enfrenta, repetidamente, violência baseada na honra por meio da pressão familiar.
"Mulheres que sofrem violência baseada na honra podem apresentar problemas de saúde mental, como ansiedade, por serem forçadas a viver uma vida que não escolheram", alertam os investigadores.
Rapunzel
Rapunzel é conhecida pelo cabelo longo que frequentemente usa como se fosse uma corda. Segundo especialistas, a princesa sofreria de alopecia de tração (perda de cabelo causada por tranças, coques ou rabos-de-cavalo apertados que puxam o cabelo constantemente).
A longo prazo, a doença poderia levar à perda permanente do cabelo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.