Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Desconfinamento em quatro fases até junho no Reino Unido

Britânicos vão poder retomar a sua vida normal, de forma gradual.
Maria Vaz 23 de Fevereiro de 2021 às 08:22
Boris Johnson
Boris Johnson FOTO: Getty Images
Os britânicos vão poder retomar a sua vida normal, de forma gradual, até 21 de junho, anunciou ontem o primeiro-ministro, Boris Johnson, que caucionou que a estratégia de desconfinamento será “baseada em dados e não em datas”, de forma a “gerir cautelosamente” o fim do confinamento decretado em janeiro.

O calendário prevê quatro etapas, com um intervalo de cinco semanas entre elas. A primeira fase tem início a 8 de março com a reabertura das escolas, com aulas presenciais e com todas as atividades desportivas permitidas. Nesta primeira fase os residentes de lares vão poder receber visitas de uma pessoa da família.

A partir de 29 de março passam a ser permitidas reuniões ao ar livre até seis pessoas, e passa a ser possível fazer desporto ao ar livre. A segunda etapa do desconfinamento deverá ter início a 12 de abril, com a reabertura das lojas não essenciais, museus, bibliotecas e ginásios.

Os restaurantes vão poder reabrir mas apenas para refeições ao ar livre. Dia 17 de maio tem início a terceira fase, com pubs e restaurantes a poderem servir dentro de portas, e a reabertura de cinemas, teatros e hotéis.

Na última fase, que começa a 21 de junho, está previsto o levantamento total do confinamento e a retoma de todas as atividades sociais.
Ver comentários