page view

Donald Trump afirma que encorajaria a Rússia a atacar os países da Nato que não cumprem com as obrigações financeiras

Casa Branca classificou os comentários do republicano como "aterradores e desequilibrados". 

11 de fevereiro de 2024 às 11:19

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que encorajaria países como a Rússia a atacar qualquer um dos aliados da NATO que não tivesse cumprido com as obrigações financeiras para com a organização, informa o The Guardian.

Durante um comício na Carolina do Sul, o republicano recordou uma conversa que teve com líderes dos Estados-membro da NATO e disse que se os Estados Unidos estivessem sob a sua liderança, não defenderiam ou protegeriam "qualquer país delinquente". 

Depois da declaração, Donald Trump foi questionado se adotaria a mesma posição caso os EUA não tivessem pagado as devidas contribuições e fossem invadidos pela Rússia. 

"Não pagaram, estão em atraso? Não, eu não vos protegeria de todo. De facto, encorajá-los-ia a fazer o que lhes apetecesse. Têm de pagar as vossas contas", apontou. 

As declarações de Trump geraram alarme entre muitos especialistas políticos nos EUA. A Casa Branca já se pronunciou e classificou os comentários como "aterradores e desequilibrados". 

"Encorajar invasões é aterrador e desequilibrado e põe em perigo a segurança nacional americana, a estabilidade global e a nossa economia interna", disse Andrew Bates, o porta-voz da Casa Branca.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8