page view

Empresa de inteligência artificial de Musk processada por ONG pró-igualdade racial

Em causa está a preocupação com a poluição em comunidades predominantemente afroamericanas.

17 de junho de 2025 às 23:13

A organização norte-americana NAACP, dedicada à igualdade racial, anunciou esta terça-feira que vai processar, juntamente com um grupo de ambientalista, a empresa de inteligência artificial xAI, de Elon Musk, devido a preocupações com poluição em comunidades predominantemente afroamericanas.

O centro de dados da xAI na cidade de Memphis, estado do Tennessee, começou a operar no ano passado, alimentado em parte por turbinas a gás poluentes, sem ter solicitado uma licença, de que a empresa diz estar legalmente dispensada por 364 dias.

O advogado da ONG parceira da NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor) no processo, Southern Environmental Law Center, afirmou em conferência de imprensa que essa isenção não se aplica a turbinas a gás.

Independentemente disso, sublinhou o advogado Patrick Anderson, já passaram mais de 364 dias desde o arranque da operação do centro de dados.

Os residentes próximos das instalações da xAI, na sua maioria afroamericanos, já enfrentam riscos de cancro quatro vezes superiores à média nacional, de acordo com o processo.

As duas entidades remeteram à xAI um pré-aviso de 60 dias de intenção de processar, requisito para a apresentação de uma ação judicial ao abrigo da Lei do Ar Limpo.

A empresa do bilionário Elon Musk afirmou esta terça-feira que "as unidades temporárias de geração de energia estão a funcionar em conformidade com todas as leis aplicáveis" e que as turbinas serão equipadas com tecnologia para reduzir as emissões.

Defendeu ainda que está a impulsionar a economia da cidade ao investir milhares de milhões de dólares na instalação do supercomputador, pagando milhões em impostos locais e criando centenas de empregos.

A xAI afirma que está também a investir numa subestação de energia e numa estação de reciclagem de água para apoiar a Memphis Light, Gas and Water, a concessionária local.

O processo sustenta que o centro de supercomputação está a sobrecarregar a rede elétrica e que as turbinas emitem fumo e dióxido de carbono, além de poluentes que causam irritação pulmonar, como os óxidos de azoto e o cancerígeno formaldeído.

A xAI instalou as turbinas sem qualquer supervisão ou aviso à comunidade e segundo o processo chega a operar 35 turbinas, apesar de oficialmente ter 15.

Uma licença permitiria ao departamento de saúde local monitorizar a qualidade do ar perto das instalações.

A NAACP é ainda considerada uma das maiores organizações de defesa dos direitos civis em todo o mundo.

Em abril, a histórica organização interpôs uma ação judicial para impedir o Departamento de Educação de reter verbas federais para escolas que não extinguissem programas de diversidade, equidade e inclusão (DEI, na sigla em inglês).

Para a NAACP, a extinção destes programas vai contra a promoção da igualdade de oportunidades aos alunos afroamericanos.

Com origens no início do século XX, a NAACP está ligada à defesa da igualdade racial em todo o país, em particular nos estados onde vigoraram regimes segregacionistas, promovendo a educação e consciencialização e também movendo processos judiciais.

Alguns dos seus membros tornaram-se ícones da defesa dos direitos dos afroamericanos, como Rosa Parks, uma secretária na NAACP que foi presa por se recusar a obedecer à ordem de segregação racial num autocarro da cidade de Montgomery, estado do Alabama, dando origem a um boicote em massa e protestos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8