page view

Espanha chorou após missão de resgate. Mineiros retiraram Julen sem vida do poço

Equipa de mineiros encontrou o menino pouco depois da meia-noite em Portugal continental.

24 de janeiro de 2019 às 09:20
A carregar o vídeo ...

Pais de Julen estão há duas semanas sem saber do filho

Julen foi encontrado sem vida. O corpo do menino de dois anos que caiu num poço em Málaga, Espanha, foi resgatado durante a madrugada pelos mineiros que estiveram em trabalhos durante 12 dias. O resgate aconteceu à 1h25 local, 00h25 em Portugal continental, tendo sido ativada a Comissão Judicial.

Antes do resgate, houve a necessidade de uma quarta micro-explosão para abrir caminho na rocha muito dura voltou a atrasar os trabalhos, numa fase em que o túnel estava a 55 cm de chegar ao poço onde o menor de dois anos caiu.

Durante a manhã, Rodríguez Gómez de Celis, delegado do governo espanhol, explicou aos jornalistas como foi o resgate de Julen, que decorreu durante 12 dias.

"Houve uma capacidade de trabalho excecional", avançou Rodríguez Gómez de Celiz, agradecendo a todos os profissionais que estiveram envolvidos nesta operação de resgate, arriscando também as suas vídas.

"Foram dias muito dificeis e por isso eles agora estão a descansar", avançou o delegado do governo espanhol, referindo-se aos mineiros.

O funeral do menino realiza-se amanhã e o velório começa ainda hoje. A autópsia seguiu para tribunal este sábado, depois de terminada.

A carregar o vídeo ...

Ejemplo de microvoladuras en Totalán [360p].mp4

Pai tem crise de ansiedade

José Rosselló, pai do menino que caiu num poço de Málaga há 12 dias, teve de ser assistido na noite desta sexta-feira, ao sofrer uma crise de ansiedade. O jornal Diario Sur detalha que a ambulância foi chamada à casa onde a família está alojada, em Totalán, pelas 21h00 (20h00 em Portugal) desta sexta-feira e José terá sido assistido durante cerca de uma hora.

A crise do pai de Julen surge numa altura em que os trabalhos dos mineiros voltaram a sofrer um atraso por causa das terríveis condições em que trabalham para abrir o túnel que os levará ao menor.

Necessidade de nova explosão atrasou abertura de galeria

A equipa de resgate que esteve a escavar um túnel para chegar ao poço onde caiu o menino Julen, em Málaga, encontrou esta sexta-feira um novo contratempo. Por volta das 18h30, os mineiros concluíram que seria necessária uma nova micro-explosão para furar a rocha extremamente dura que separa o poço de salvamento daquele onde se julga estar o menino de dois anos, avança o El Mundo.

Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra o momento desta quarta detonação.

Civil Guard video of the FOURTH micro-explosion taking place in the well to reach the space where Julen is thought to be.

Via @ManuelaPerez76 pic.twitter.com/5tmHhvEcMk

A carregar o vídeo ...

Mineiros continuam a tentar chegar ao pequeno Julen

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8