page view

Espanha proíbe criação de aves de capoeira em várias zonas a partir de segunda-feira

Em causa está o aumento do número de casos de infeção pela gripe das aves.

06 de novembro de 2025 às 18:12

O Governo espanhol decidiu proibir, a partir de segunda-feira, a criação de aves de capoeira, em várias zonas do país, face ao aumento do número de casos de infeção pela gripe das aves na Europa.

"Nas últimas semanas, temos observado um aumento do número de casos, tanto em aves selvagens como domésticas, indicando um agravamento da situação", apontou, em comunicado, o Ministério da Agricultura de Espanha.

Entre 01 de julho e 05 de novembro, foram registados 139 surtos de gripe das aves em explorações avícolas na Europa, segundo dados do sistema europeu para doenças animais (ADIS). Em Espanha, somam-se 14.

A proibição, determinada por Espanha, aplica-se a zonas do sudoeste, centro e norte, onde estão identificadas as áreas de maior risco.

O Reino Unido e França também já recorreram a medidas semelhantes.

Em Portugal, a gripe das aves voltou a ser confirmada nos distritos de Aveiro e Santarém, em aves em cativeiro, subindo para 31 os focos detetados este ano, anunciou, na quarta-feira, a Direção-Geral de Alimentação e veterinária (DGAV).

De acordo com os dados da DGAV, foi detetado um foco de gripe das aves no concelho de Oliveira do Bairro, em Aveiro, em várias espécies de aves exóticas e ornamentais em cativeiro.

Foi também confirmado um foco na Chamusca, em Santarém, em várias espécies de aves exóticas em cativeiro.

Este ano, a gripe das aves já tinha sido detetada em Aveiro numa exploração de galinhas, patos e gansos, em duas gaivotas-de-patas-amarelas (ave selvagem) e numa garça-branca-pequena (ave selvagem).

Também no distrito de Santarém foram confirmados, este ano, focos numa exploração comercial de patos de engorda e em aves em cativeiro.

A transmissão do vírus para humanos acontece raramente, tendo sido reportados casos esporádicos em todo o mundo. Contudo, quando ocorre, a infeção pode levar a um quadro clínico grave.

A DGAV tem vindo a pedir a todos os detentores de aves que cumpram as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção, evitando os contactos entre aves domésticas e selvagens.

Qualquer suspeita de infeção pela gripe das aves deve ser reportada à DGAV.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8