page view

Ex-governador do Rio anuncia greve de fome na prisão

Anthony Garotinho está preso desde novembro por corrupção.

15 de dezembro de 2017 às 21:47

O ex-governador do estado brasileiro do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, preso desde Novembro por corrupção, anunciou estar em greve de fome. Anthony fez o anúncio em carta enviada ao director da Penitenciária Bangu 8, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, onde se encontra confinado.

Na carta, Garotinho diz estar a ser vítima de uma enorme injustiça e não ter dúvidas de que a sua prisão é uma retaliação a denúncias de corrupção que fez recentemente contra outros políticos do Rio, nomeadamente o também ex-governador Sérgio Cabral Filho. Cabral também está preso em Bangu, mas numa outra ala, pois os dois são adversários políticos e inimigos pessoais e, ao ser preso e ter sido colocado na mesma cadeia de Sérgio Cabral, Garotinho disse ter sido agredido.

A greve de fome anunciada agora por Garotinho é a segunda da sua carreira. Em 2006, quando disputava a corrida para as presidenciais desse ano, e alegando igualmente estar a ser perseguido e injustiçado por se atrever a disputar a presidência contra o presidente de então, Lula da Silva, Garotinho também anunciou estar em greve de fome. Lula acabou por ser reeleito nesse ano.

Anthony Garotinho e a mulher e também ex-governadora do Rio, Rosinha Matehus, foram presos em Novembro acusados de comandarem uma quadrilha que extorquia dinheiro de empresários para supostos fins eleitorais quando ela governava a cidade de Campos, onde ambos têm o seu principal reduto político. Rosinha conseguiu um habeas corpus e ganhou direito a prisão domiciliária, mas o marido continua preso em Bangu.

Além de ter anunciado estar sem consumir alimentos, Garotinho também afirmou na sua carta à direcção da prisão que não vai mais usar o seu direito de passar duas horas por dia fora da cela, no pátio da cadeia, nem aceita mais receber visitas pessoais ou dos advogados que o defendem. O episódio da suposta agressão que terá sofrido quando foi colocado na mesma ala de Sérgio Cabral Filho ainda não está esclarecido, pois a polícia confirmou que Garotinho realmente apresentou um ferimento, mas que não há evidências de que tenha sido provocado por terceiros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8