page view

Forças israelitas encontram corpo do último refém ainda em Gaza

Restos mortais pertencem a Ran Gvili, um membro da polícia israelita que tinha passaporte português.

26 de janeiro de 2026 às 13:59

As forças israelitas afirmaram esta segunda-feira ter identificado os restos mortais do último refém cujo corpo ainda se encontrava em Gaza. Ran Gvili era membro da polícia israelita e tinha passaporte português.

 Segundo o The Times of Israel, o corpo do jovem, que teria agora 27 anos, foi encontrado num cemitério no leste de Gaza. A família já foi informada de que os restos mortais estão a caminho de Israel para serem sepultados no país.

Gvili era o último dos 251 reféns do ataque do Hamas a 7 de outubro de 2023 que ainda se encontrava no território. Foi morto no própria dia do ataque. enquanto defendia um dos kibbutz que foram alvo do grupo fundamentalista palestiniano.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu descreveu Gvili como "um herói". congratulou-se pela localização do corpo. "Prometemos, e eu prometi, trazer toda a gente de volta, e trouxemos. Até ao último", afirmou.

Ran Gvili tinha passaporte português desde 2015, ao abrigo da lei que permitiu a obtenção de nacionalidade aos judeus sefraditas expulsos do país a partir de 1946. A origem ibérica da sua família foi confirmada através dos bisavós maternos, com registos que remontam à década de 1930.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8