page view

Furacão Dean ameaça Jamaica

O furacão ‘Dean’, com ventos superiores a 200 quilómetros por hora, deverá fustigar hoje a Jamaica e poderá mesmo transformar-se numa rara tempestade de categoria cinco antes de atingir, amanhã, a península mexicana do Iucatão.

19 de agosto de 2007 às 00:00

Centenas de turistas, incluindo alguns portugueses, foram já levados para local seguro e vários outros receberam indicações para iniciarem os preparativos para uma evacuação em massa.

Na Jamaica, que deverá ser atingida em cheio pelo furacão, algumas dezenas de turistas portugueses foram já encaminhadas para hotéis em zonas mais seguras, segundo adiantou ontem ao Correio da Manhã fonte da Secretaria de Estado das Comunidade Portuguesas. “Portugal não tem representação diplomática na região, cabendo a Espanha, no âmbito da União Europeia, dar apoio aos cidadãos europeus”, acrescentou a mesma fonte.

Em Cancún e na Riviera Maya, no México, os turistas foram avisados da evacuação nas próximas horas, esperando-se que o furacão atinja a popular zona turística durante o dia de amanhã.

À passagem pela República Dominicana e Haiti, o ‘Dean’ provocou deslizamentos de terra de proporções catastróficas e matou pelo menos três pessoas nas ilhas de Santa Lucia e da Martinica. As plantações de banana desta última ilha foram arrasadas, assim como setenta por cento dos campos de cana-de-açúcar.

Com ventos a atingir velocidades superiores a 240 km/h, o ‘Dean’ é o primeiro furacão do que se espera ser, este ano, uma movimentada temporada de tempestades no Atlântico.

REGRESSO DO VAIVÉM ANTECIPADO

A ameaça do furacão ‘Dean’ poderá forçar a NASA a antecipar em 24 horas o regresso do vaivém ‘Endeavour’. O vaivém, com uma tripulação de sete astronautas, entre os quais duas mulheres, deveria aterrar no Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral (Florida), na próxima quarta-feira, após uma missão de 14 dias, mas o agravamento das condições meteorológicas deverá levar a NASA a antecipar o regresso à Terra, por precaução. O ‘Endeavour’ foi lançado no passado dia 8 e a sua acoplagem à Estação Espacial Internacional foi prolongada de sete para dez dias. A decisão deverá ser tomada até amanhã à tarde.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8