page view

Google Maps "apaga" favelas do Rio de Janeiro

A Google concordou em corrigir o seus mapas sobre o Rio de Janeiro, depois das entidades oficiais do Brasil terem apresentado uma queixa sobre os mapas darem maior destaque às favelas da cidade enquanto outros locais de interesse turístico ou bairros menos degradados surgem de forma mais discreta ou não são assinalados.

26 de abril de 2011 às 19:20

Em declarações ao mesmo jornal, a Google garantiu que vai alterar a forma como está disposta a informação sobre aquela cidade brasileira.

Quandovisionado em larga escala, o mapa do Rio de Janeiro no Google Maps identifica várias das mais de 600 favelas

Os mesmos mapas foram considerados ‘absurdos’ pelo secretário do Turismo, António Pedro Figueira de Mello, que adiantou que já em 2009 foi feito um pedido especial, por parte da cidade do Rio de Janeiro, para que os mapas fossem alterados, o qual foi rejeitado pela Google.

Na segunda-feira, o porta-voz da Google, Felix Ximenes, disse aos jornalistas que a empresa não pretende “difamar o Rio”, e que os mapas em causa foram desenhados por uma pessoa nativa da cidade brasileira. De acordo com o mesmo porta-voz, a Google vai emendar os mapas em causa de forma gradual, prevendo-se a alteração da dimensão das denominações dos locais e assinalando os distritos. As favelas vão continuar assinaladas, mas só ficaram visíveis quando o utilizar fizer ‘zoom in’ sobre as mesmas.

Esta não é a primeira vez que a Google tem de desculpar-se e rever os seus mapas. Em queixas anteriores a empresa teve de emendar os mapas da cidade alemã de Emden e da zona de fronteira entre a Costa Rica e a Nicarágua.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8