page view

"Insensível e errado": Jornalista Christiane Amanpour pede desculpa após declarações sobre reféns

Conhecida jornalista da CNN foi alvo de críticas após declarações feitas em direto ao comparar o tratamento dado aos reféns do Hamas ao dos palestinianos em Gaza.

14 de outubro de 2025 às 14:39

Christiane Amanpour, conceituada jornalista da CNN Internacional, foi alvo de duras críticas na passada segunda-feira. Em causa estiveram declarações suas num direto televisivo, durante o qual afirmou que os reféns israelitas do Hamas teriam sido "tratados melhor" do que os habitantes de Gaza durante o seu cativeiro e a guerra no território.

A polémica ocorreu quando Amanpour falava acerca da libertação dos reféns vivos no programa CNN News Central. Depois de reconhecer que iria “demorar muito, muito tempo” até que os reféns recuperassem de mais de dois anos em cativeiro, a jornalista afirmou que estes ainda assim teriam sido mais bem-tratados do que a população da Faixa de Gaza.

"Provavelmente estão a ser tratados melhor do que o cidadão médio de Gaza, porque são o trunfo que o Hamas tinha. (...) Agora o Hamas abdicou de toda a sua influência, entregando-os a todos, pelo que esta é uma vitória para o lado israelita".

As reações negativas não se fizeram esperar, e levaram a que a própria Amanpour reagisse no mesmo dia no seu próprio programa de entrevistas, Amanpour.

“Arrependo-me de ter dito que [os reféns] podiam ter sido melhor tratados do que muitos habitantes de Gaza porque o Hamas os usou como peões e moedas de troca. Foi insensível e errado”, afirmou a jornalista. “Como toda a gente, tenho ficado horrorizada com aquilo a que o Hamas os sujeitou nestes dois longos anos", continuou.

“Eles contaram-me as suas histórias, de mal conseguirem respirar nos túneis, de não lhes ser permitido chorar, de passarem fome e serem obrigados a cavar as próprias covas – e, claro, hoje alguns desses reféns estão a voltar em sacos pretos”.

Esta não foi a primeira vez que Amanpour foi alvo de críticas por comentários sobre a guerra em Gaza. Pouco após o ataque de 7 de outubro, a jornalista já tinha criticado, na FOX News, os "dois pesos e duas medidas" no apoio a Israel, mas não às vítimas civis em Gaza.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8