page view

Irlanda do Norte: Polícias feridos em motins

A violência voltou ontem à noite às ruas de Belfast, capital da Irlanda do Norte, onde pelo menos dez polícias ficaram feridos na sequência de ataques de um multidão de jovens que cumpriam uma marcha da Ordem de Orange.

14 de julho de 2009 às 10:35

As autoridades usaram canhões de água e balas de borracha para conter a violência dos manifestantes, que respondiam com cocktails molotvo, pedras e garrafas.

Em Armagh, cidade a pouco mais de 50 quilómetros de Belfast, uma pequena bomba colocada junto a uma estrada explodiu à passagem de uma marcha de Orange.

Um dos responsáveis do partido nacionalista Sinn Fein, Gerry Kelly, atribuiu a responsabilidade dos actos violentos ao Real Ira, uma ala extremista que se opõe ao processo de paz na Região, e a outros 'grupúsculos clandestinos'. 'As acções desta noite expõem com clareza o processo contrário ao processo de paz e a agenda sectária que alimenta estas facções', disse.

Todos os anos, a 12 de Julho, os unionistas protestantes da Ordem de Orange realizam uma marcha, comemorando a vitória do Rei Guilherme de Orange sobre as tropas da linha monárquica católica britânica em 1690, onde actualmente é a República da Irlanda.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8