Lusa
JornalistaUm antigo jipe modificado pelo próprio príncipe Filipe carregou este sábado o caixão do marido da rainha Isabel II na cerimónia fúnebre no palácio de Windsor, que só teve 30 convidados devido às restrições da pandemia da covid-19.
O veículo, um Land Rover Defender, foi pintado de verde militar e adaptado de forma a funcionar como um carro funerário, de acordo com as ideias e desejos do duque de Edimburgo, que planeou o funeral meticulosamente ao longo de 18 anos.
Em vez de um cortejo de 40 quilómetros aberto ao público do centro de Londres até ao palácio de Windsor, a necessidade de evitar ajuntamentos levou à decisão de conter os preparativos dentro dos muros da propriedade real, onde o príncipe consorte morreu aos 99 anos a 09 de abril.
Convidados do funeral do príncipe Filipe
Entre os convidados estão membros da família da rainha e do duque de Edimburgo, incluindo três dos seus parentes alemães. E ainda o príncipe Harry, que regressa à terra natal após o renuncio às funções reais, há um ano. A mulher Meghan Markle vai permanecer nos EUA, devido à gravidez, por indicação médica.
Restrições do funeral “refletem os desejos do duque”
Devido às restrições impostas pelo novo coronavírus e às regras definidas pelo governo, apenas 30 pessoas podem estar presentes no último adeus ao marido da rainha Isabel II. Trata-se assim de um acontecimento inédito, uma vez que os funerais de membros reais contam sempre com um grande aparato. No entanto, estes impedimentos estão a ser bem encarados pela família. O Palácio informou em comunicado que as restrições do funeral "refletem os desejos do duque" e ainda que as cerimónias tal como estão planeadas vão "celebrar e refletir" a sua vida de serviço.
Família Real mostra fotos inéditas do duque com a rainha
A Família Real Britânica partilhou esta sexta-feira na rede social Twitter fotografias inéditas do príncipe Filipe e da rainha Isabel II.
Mariana Ferreira
JornalistaSeguir Autor:
Rainha Isabel II mostra fotografia inédita
Foi o desejo da Rainha Isabel II partilhar uma fotografia privada, em que se mostra descontraída junto do marido, no topo de Coyles of Muick, na Escócia, em 2003.
The Queen wishes to share this private photograph taken with The Duke of Edinburgh at the top of the Coyles of Muick, Scotland in 2003.
Photograph by The Countess of Wessex. pic.twitter.com/CE030Ux0UB
— The Royal Family (@RoyalFamily) April 16, 2021
Mariana Ferreira
JornalistaSeguir Autor:
Inglaterra faz um minuto de silêncio pelo príncipe Filipe
O funeral do duque de Edimburgo vai começar com um minuto de silêncio em todo o país, pelas 15h00.
The Duke of Edinburgh’s Funeral will begin with a national minute's silence at 3pm BST.
The service will be conducted by the Dean of Windsor alongside the Archbishop of Canterbury. The hymns & readings have been chosen by The Duke. Visit https://t.co/hPKbNfhS1b for details. pic.twitter.com/CtOiaiN2qd
— The Royal Family (@RoyalFamily) April 17, 2021
Mariana Ferreira
JornalistaSeguir Autor:
Família real mostra "a vida extraordinária" do Duque de Edimburgo em vídeo
A família real mostra "a vida extraordinária" do Duque de Edimburgo num vídeo partilhado nas redes sociais.
A montage to commemorate the extraordinary life of The Duke of Edinburgh, made unique by its sheer breadth of experience, and the wartime generation he was part of.
With words by the Poet Laureate,
The Patriarchs - An Elegy. pic.twitter.com/rUr1cNi8lS
— The Royal Family (@RoyalFamily) April 17, 2021
Mariana Ferreira
JornalistaSeguir Autor:
Acompanhe em direto as cerimónias fúnebres do príncipe Filipe de Inglaterra
Corpo do marido de Isabel II vai seguir em cortejo fúnebre até à Catedral de S. Jorge, em Windsor, num Land Rover personalizado pelo duque de Edimburgo ao longo de 16 anos.
Acompanhe em direto as cerimónias fúnebres do príncipe Filipe de Inglaterra
Pedro Zagacho Gonçalves
JornalistaSeguir Autor:
Últimos preparativos antes do funeral
Está quase tudo a postos no castelo de Windsor para iniciar as cerimónias fúnebres do duque de Edimburgo.
Numa altura em que já se reúnem membros da guarda inglesa no local, as insígnias de Filipe já foram colocadas no altar da Capela de S. Jorge, onde vai decorrer o funeral.
Justin Welbi, arcebispo da Cantuária, já está no local para presidir ao último adeus ao marido da rainha Isabel II. A cerímonia vai ser conduzida também pelo diácono de Windsor.
Duques de Cambridge chegam a Windsor
Os duques da Cambridge, o príncipe William e Kate Middleton, já chegaram ao castelo de Windsor para as cerimónias fúnebres.
Kate Middleton, como especulado pela imprensa e especialistas, enverga um colar de pérolas de estilo clássico que pertenceram a Isabel II, com uns brincos a condizer. Será um 'apoio velado' à monarca britânica neste momento difícil.
Veja as imagens
Militares marcham até ao Castelo de Windsor
Centenas de militares marcham até ao Castelo de Windsor, para as cerimónias fúnebres do duque de Edimburgo.
1 / 3
Mariana Ferreira
JornalistaSeguir Autor:
A carroça do duque de Edimburgo também faz parte das cerimónias fúnebres
A carroça preferida do duque de Edimburgo chegou ao Castelo de Windsor, com dois dos seus cavalariços, para as cerimónias fúnebres.
Puxada por dois póneis, vai ficar no Retângulo durante o cortejo fúnebre, como desejava o príncipe Filipe.
O seu chapéu e chicote foram colocados no banco da carroça.
Mariana Ferreira
JornalistaSeguir Autor:
Família real dirige-se à Capela de S.Jorge
A família real dirige-se à Capela de S. Jorge. A rainha Isabel II chegou de carro, com a dama de companhia, e esta foi a primeira vez que apareceu em público após o anúncio da morte do marido.
1 / 3
Mariana Ferreira
JornalistaSeguir Autor:
Inglaterra cumpre um minuto de silêncio
Inglaterra cumpre um minuto de silêncio em honra do príncipe Filipe, antes do início do funeral.
Mariana Ferreira
JornalistaSeguir Autor:
Caixão de príncipe Filipe chega à Capela de S. Jorge
O caixão que transporta o corpo do príncipe Filipe chegou à Capela de S. Jorge. O príncipe Carlos encontra-se visivelmente emocionado.
Mariana Ferreira
JornalistaSeguir Autor:
Diácono de Windsor destaca a lealdade do príncipe Filipe à rainha
O diácono de Windsor, David Conner, destacou a lealdade do príncipe Filipe à rainha, "o serviço à nação e à Commonwalth", a "coragem e a fé". "Enriqueceu as nossas vidas", disse.
O diácono elogiou também a bondade, o humor, e o exemplo que o duque de Edimburgo deu.
Em seguida, o coro cantou "Eternal Father, strong to save". David Conner leu passagens do eclesiástico e o coro voltou a cantar.
Mariana Ferreira
JornalistaSeguir Autor:
Pedro Zagacho Gonçalves
JornalistaSeguir Autor:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.