Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Jornalistas acusados de espionagem

Governo turco afirma que os dois homens revelaram entrega de armas na Síria.
26 de Novembro de 2015 às 20:55
Can Dundar (ao centro) é o diretor do jornal da oposição Cumhuriyet e um dos acusados
Can Dundar (ao centro) é o diretor do jornal da oposição Cumhuriyet e um dos acusados FOTO: Reuters
Dois responsáveis do jornal da oposição Cumhuriyet foram esta quinta-feira acusados por um tribunal penal de Istambul e enviados para a prisão, por terem revelado entrega de armas do regime turco a grupos islamitas na Síria, revelaram os media turcos.

Can Dundar, diretor, e Erdem Gul, chefe da delegação em Ancara, foram acusados de "espionagem" e "divulgação de segredos de Estado" por terem publicado em maio um artigo sobre as possíveis entregas de armas pelos serviços turcos (MIT) na Síria.

Em janeiro de 2014, uma coluna de camiões dos serviços de informações turcos foi intercetado por polícias turcos no sul da Turquia. Segundo o Cumhuriyet, a revelação deste envio dissimulado de armamento sob caixas de medicamentos provocou um terramoto político na Turquia. 

O Presidente islamita-conservador turco Recep Tayyip Erdogan, que tem negado firmemente qualquer apoio militar aos movimentos 'jihadistas' que combatem o regime do Presidente Bashar al-Assad, apresentou pessoalmente queixa contra Dundar, 54 anos, e preveniu na ocasião em entrevista a um canal televisivo que o jornalista iria "pagar um preço muito pesado".

Na semana passada, Can Dundar recebeu em Estrasburgo, França o prémio para a liberdade de imprensa dos Repórteres sem Fronteiras (RSF) e da TV5 Monde. Esta organização de defesa de liberdade de imprensa já denunciou em comunicado uma "perseguição política" dirigida aos dois conhecidos jornalistas turcos, e quando o Executivo de Ancara, controlado pelo Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) de Erdogan, continua a ser acusado por diversas organizações não governamentais de crescentes pressões sobre os media do país.
Istambul Síria Can Dundar Erdem Gul Ancara política
Ver comentários