page view

Justiça do Irão decreta a primeira sentença de morte devido aos protestos no país

Ativista acusado de incendiar um edifício governamental, perturbar a ordem pública e cometer crimes contra a segurança nacional.

14 de novembro de 2022 às 19:27

A Justiça iraniana decretou a primeira sentença de morte a um ativista que participou nos protestos contra o regime autoritário do Irão, que têm decorrido no país e que têm vindo a abalar a liderança clerical. A emissão da primeira sentença de morte pela justiça iraniana fez com que várias associações locais apelassem a manifestações idênticas contra o regime autoritário de Teerão.

Após quase dois meses de manifestações no Irão, que surgiram no seguimento da morte de Mahsa Amini, as autoridades iranianas colocaram em prática medidas restritivas que levaram à detenção de milhares de manifestantes.

Segundo informação divulgada pelo jornal The Guardian, um indivíduo anónimo foi condenado pelo tribunal de Teerão à morte, por ser considerado suspeito de incendiar um edifício governamental, perturbar a ordem pública, conspirar, cometer  crimes contra a segurança nacional e ainda por ser considerado um "inimigo de Deus e da corrupção na Terra". Esta foi a primeira sentença emitida pela justiça do Irão.

Um outro tribunal em Teerão condenou mais cinco pessoas a pena de prisão, entre cinco a 10 anos, por conspirarem e cometerem crimes que colocaram em risco a segurança nacional.

O director da Organização Não Governamental Iran Human Rights, Mahmood Amiry-Moghaddam, revelou que cerca de 20 pessoas já foram condenadas com pena de morte, segundo informações oficiais. 

O Irão está mergulhado, desde setembro de 2022 numa onda de manifestações devido à morte de Mahsa Amini, a jovem curda de 22 anos que morreu nas mãos da polícia da moralidade, após ser acusada de utilizar o véu islâmico de forma incorreta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8