page view

Lula da Silva isolado de outros detidos em Curitiba

Ex-presidente brasileiro está numa cela especial, dois pisos acima das dos outros presos da Lava Jato.

09 de abril de 2018 às 01:30

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva, que quinta-feira recebeu ordem de prisão e sábado se entregou à polícia em São Paulo ,após dois dias entrincheirado no Sindicato dos Metalúrgicos, passou domingo o primeiro dia na cadeia. Lula está preso numa cela criada para ele na Polícia Federal em Curitiba, sul do Brasil, para a qual foi transferido e começou a cumprir a pena de 12 anos e um mês por corrupção.

Lula está confinado num espaço de 15 m2. Na cela há uma cama de solteiro, uma mesa com cadeira e uma casa de banho, e Lula poderá ter também uma televisão. A cela, que só tem janela para um corredor, foi improvisada dois pisos acima daquele em que estão outros presos da Lava Jato, pois vários contribuíram para a sua condenação. Por isso, o período de duas horas em que poderá sair da cela e ficar no pátio será diferenciado para não ter contacto com quem o denunciou.

Ontem, caravanas com apoiantes continuavam a chegar a Curitiba, mas os manifestantes foram mantidos à distância pela polícia. Após os confrontos de sábado que deixaram vários feridos, quando Lula chegou a Curitiba, a segurança foi reforçada e as ruas em redor do prédio foram interditadas.

Políticos de todo o país também se preparam para ir a Curitiba, nomeadamente líderes do seu partido e os governadores dos estados do nordeste, principal reduto eleitoral de Lula.

PORMENORES

Cela sem grades

A cela especial construída para Lula no edifício da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, não tem grades na porta nem nas janelas.

Isolado de outros detidos

Lula fica preso no 4.º piso do edifício, longe dos outros detidos da Lava Jato, como o ex-ministro António Palocci e Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras.

Visitas e passeios

Os privilégios de Lula não incluem as visitas, que serão às quartas-feiras, como para os outros detidos. Também, como os outros presos, tem apenas direito a duas horas diárias de passeio no pátio da prisão.

Pão com manteiga e café na prisão

Apreciador de boa mesa, o ex-presidente Lula da Silva começou ontem a enfrentar uma rotina alimentar mais frugal. Como qualquer preso, recebeu três modestas refeições, que se repetirão todos os dias. Pão com manteiga e café com leite ao pequeno-almoço e, ao almoço e jantar, arroz, feijão, salada, carne ou peixe, consoante os dias, e sumo. À sobremesa, fruta ou doce.

Apoiantes choram após detenção de ex-presidente

Os apoiantes de Lula da Silva que ontem se manifestaram, entre outras cidades, em Curitiba, onde ele está preso, não escondiam a dor. Homens choraram ao lado de mulheres e crianças e abraçavam-se repetidamente, tentando consolar- -se uns aos outros numa verdadeira exibição de 'luto', pois muitos têm a sensação de que Lula, condenado já a 12 anos de cadeia e com vários outros processos ainda na Justiça, pode ficar longos anos na prisão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8