page view

Mais de 600 artefactos da coleção do Império Britânico e da Commonwealth roubados do Museu de Bristol

Quatro suspeitos foram captados em imagens de videovigilância. Polícia está a investigar.

11 de dezembro de 2025 às 20:07

Entre objetos militares, joias, peças de história natural e estatuetas esculpidas em marfim, bronze e prata, foram mais de 600 os artefactos roubados do arquivo do Museu de Bristol, em Inglaterra, informou a polícia, citada pela BBC News.

Segundo as autoridades, o roubo de parte da coleção do Império Britânico e da Commonwealth doada em 2013 ao museu ocorreu a 25 de setembro. A polícia divulgou imagens de videovigilância em que foram captados quatro homens suspeitos. 

De acordo com a mesma fonte foram roubados distintivos e pins militares da Companhia das índias Orientais, sendo que, fontes policiais admitiram que os arquivos do museu foram assaltados por duas vezes. A Câmara Municipal de Bristol referiu que 95% das peças foram roubadas da segunda vez em que os arquivos do edifício foram invadidos.

"O roubo de muitos itens que possuem um valor cultural significativo representa uma perda considerável para a cidade. Esses itens, muitos dos quais foram doações, fazem parte de uma coleção que oferece uma visão sobre uma parte complexa da história britânica, e esperamos que o público nos possa ajudar a levar os responsáveis ??à justiça", afirmou Dan Burgan, detetive da Polícia de Avon e Somerset, citado pela BBC News.

Os objetos roubados possuem "uma importância cultural para muitos países", considerou o chefe de cultura e indústrias criativas do Conselho Municipal de Bristol, Philip Walker.

A polícia está disponível para falar com qualquer pessoa que possa ajudar a reconhecer os homens filmados nas câmaras de segurança. Um dos homens usava um boné branco, casaco preto, calças de cor clara e umas sapatilhas pretas. Um segundo suspeito tinha um casaco cinzento com capuz, calças pretas e sapatilhas O terceiro homem tinha um boné verde, um casaco preto, bermudas claras e sapatilhas brancas. A polícia disse que o quarto suspeito vestia umas calças pretas, sapatilhas pretas e brancas e um casaco laranja e azul-marinho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8