page view

Obras e documentos antigos do Museu do Louvre danificados após inundação

Rompimento de um cano originou inundação. Entre os objetos afetados estão relíquias egípcias.

07 de dezembro de 2025 às 15:45

Várias obras de arte e documentos antigos do Museu do Louvre, em Paris, ficaram danificados na sequência de uma inundação, na biblioteca de antiguidades egípcias, provocada pelo rompimento de um cano, em 27 de novembro.

A informação foi divulgada este domingo pela publicação online especializada La Tribune de l'Art, e confirmada pelo canal BFMTV, que teve acesso a várias fotografias do incidente e a uma mensagem eletrónica interna do Comité de Higiene, Segurança e Condições de Trabalho que dava conta do sucedido.

Na mensagem, enviada um dia depois, o autor explicou que "uma válvula que alimentava os canos localizados por cima dos documentos, que se sabia estarem defeituosos, provocou uma grande inundação de água suja que danificou gravemente obras de arte e documentos, e prejudicou consideravelmente os espaços de trabalho" dos colegas.

De acordo com o  La Tribune de l'Art , a força da água foi tanta que, além de encharcar a carpete, infiltrou-se no andar de baixo atingindo um painel elétrico, o que poderia ter causado um incêndio.

Ainda segundo a mesma publicação, esta inundação não foi propriamente uma surpresa, já que a admnistração do museu tinha sido avisada há uns meses para o perigo de livros e documentos estarem debaixo de canos em mau estado. E por isso tinha até sido pedido que estas coleções fossem transferidas para outro espaço mais seguro. Mas o pedido foi negado.

No espaço de pouco tempo, esta é mais uma polémica a envolver o Louvre, que a 19 de outubro foi alvo de um assalto que deixou a nu as falhas de segurança do museu parisiense.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8