page view

Mal tem cinco anos e pesa 82 quilos: O cão gigante que ficou famoso no Reino Unido

Além de insólito e engraçado, o tamanho e peso do cão traz também grandes responsabilidades à dona Amy.

15 de outubro de 2025 às 12:47

Quando Amy Sharp adotou o malamute-do-alasca Mal, nunca pensou que o cachorrinho de orelhas 'fofas' e patas minúsculas cresceria tanto. Mal tem cinco anos e pesa 82 quilos.

Amy conta à BBC que não se apercebeu do quanto o cão estava a crescer até que as coleiras ficaram todas demasiado pequenas para Mal. "Ele ficou cada vez maior", diz.

O tamanho de Mal não passa despercebido quando passeia com a dona nas ruas britânicas: "As pessoas ficam a olhar para nós e, quando estão a passar de carro, dá para perceber pelos seus olhos que estão a pensar: 'O quê?'"

Além de insólito e engraçado, o tamanho e peso do cão traz também grandes responsabilidades. 

"É preciso ter força mental e física", explica Amy, que refere já ter presenciado a força e a teimosia de Mal, que muitas vezes se senta no final dos passeios e recusa-se a entrar em casa.

Se no peso normal da raça, que ronda entre os 34 e os 40 quilos, os malamutes-do-alasca já têm uma força enorme, os 82 quilos de Mal tornam controlá-lo um verdadeiro desafio. 

"Não dá para movê-lo, então os vizinhos saem e tentam fazê-lo andar", afirma a dona. "Ele fica deitado e parece dizer: ainda não estou pronto para ir para casa", acrescenta. 

A raça malamute-do-alasca é considerada a versão "quatro por quatro" da classe de cães do Ártico, estando habituados a puxar pesos pesados por longas distâncias, de acordo com Joan Sheehan, do The Alaskan Malamute Club do Reino Unido, citada pela BBC.

Outro desafio prende-se com os cuidados da pelagem de Mal. Amy Sharp contou que, recentemente, teve de fazer um apelo nas redes sociais para pedir ajuda para escová-lo, porque os tratadores anteriores já não conseguiam dar conta do recado. 

 A publicação recebeu centenas de gostos e comentários de pessoas maravilhadas com o tamanho de Mal e que se disponibilizaram para ajudar, aumentando a popularidade do dócil cão. 

Apesar dos desafios, Amy não se arrepende de ter escolhido um malamute-do-alasca. "Ele é um gigante gentil. É o mundo do Mal e nós estamos todos apenas a viver nele", brinca. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8