page view

Mark Rutte atribui a Trump "todo o mérito" por acordo de investimento de 5% na Defesa

Secretário-geral da NATO considerou que o que Donald Trump "fez com o Irão" impediu Teerão de desenvolver armamento nuclear.

25 de junho de 2025 às 14:30
A carregar o vídeo ...

Mark Rutte atribui a Trump 'todo o mérito' por acordo de investimento de 5% na Defesa

O secretário-geral da NATO atribuiu esta quarta-feira ao Presidente norte-americano "todo o mérito" pelo compromisso que os países da organização político-militar fizeram de investir mais, rejeitando que tenha demonstrado fraqueza perante Donald Trump.

Questionado sobre se os elogios que fez a Donald Trump demonstram fraqueza da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Mark Rutte rejeitou que tenha cedido a caprichos do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA).

Em conferência de imprensa no final da reunião magna da Aliança Atlântica, o secretário-geral considerou que "as coisas estão a avançar" com Trump.

"Está a fazer coisas que nos obrigam a investir mais. Teria sido este o resultado da cimeira se ele [Donald Trump] não tivesse sido eleito? Chegaríamos na década de 2030 aos 5% [do Produto Interno Bruto (PIB) em defesa]? Não merece mérito pelo que fez?", questionou Mark Rutte.

O secretário-geral da NATO considerou que o que Donald Trump "fez com o Irão" impediu Teerão de desenvolver armamento nuclear: "Merece todo o mérito."

Sobre o objetivo acordado esta quarta-feira pelos 32 países da Aliança Atlântica de investir pelo menos 5% do PIB na área da defesa até 2035, Mark Rutte considerou que foi um "salto quântico" para fazer uma NATO "mais forte, justa e letal".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8