page view

Mensagens deixam Sérgio Moro em maus lençóis

Ex-juiz acusado de interferir e orientar investigações do Ministério Público.

12 de junho de 2019 às 08:56

A publicação pelo site The Intercept de mensagens em que o ex-juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça do Brasil, aparentemente orienta procuradores e interfere em investigações do Ministério Público no âmbito da Lava Jato, nomeadamente no caso que levou à condenação do ex-presidente Lula da Silva, deixou o antigo magistrado numa situação muito difícil.

Além da forte repercussão política, nos meios jurídicos avança-se que processos julgados por Moro podem ser anulados, entre eles o que levou Lula para a prisão.

O juiz do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou ontem que, apesar de as mensagens reveladas terem sido obtidas de forma ilegal, as provas nelas contidas podem ser usadas, e outro juiz do mesmo tribunal, Marco Melo, avançou que a conduta de Moro torna muito difícil a concretização do maior sonho do ex-juiz, que é chegar ao Supremo.

Associações de juízes exigiram uma investigação rigorosa à conduta de Moro, que nas mensagens parece orientar os procuradores para conseguirem provas condenatórias.

No Brasil, este tipo de interferência está vedado aos magistrados, que têm de manter total isenção entre acusação e defesa.

Já a Ordem dos Advogados do Brasil aconselhou o antigo juiz a afastar-se do cargo de ministro até tudo ser esclarecido.

Supremo julga pedido de libertação de Lula

Na próxima semana, o mesmo tribunal vai julgar outro recurso de Lula pedindo igualmente a anulação do processo e da condenação, mas desta feita por suspeição do juiz do caso, Sérgio Moro, que a defesa acusa de parcialidade e de atuação política.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8