page view

Milhares em desfile na Catalunha contra o separatismo

Ruas de Barcelona foram inundadas por manifestantes que pedem para votar pela unidade de Espanha.

30 de outubro de 2017 às 01:30

Milhares de pessoas inundaram ontem as ruas de Barcelona numa manifestação contra a independência da Catalunha, declarada unilateralmente pelo parlamento catalão na sexta-feira. Os manifestantes (mais de um milhão segundo os organizadores, 300 mil segundo a Guardia Urbana) gritaram slogans contra o já demitido presidente catalão, Carles Puigdemont.

O desfile surge em apoio à aplicação do artigo 155 da Constituição, à luz do qual o governo espanhol demitiu na sexta-feira o executivo catalão, assumiu o controlo da Generalitat (governo autónomo da Catalunha) e convocou eleições regionais para 21 de dezembro.

Tal como no outro gigantesco desfile pela unidade de Espanha, no dia 8 de outubro, uma das palavras de ordem mais gritadas foi: "Puigdemont para a prisão". Muito repetido foi também o célebre ‘votarem’ (votaremos), slogan nacionalista em defesa do referendo à independência, agora entoado em apelo à participação maciça nas eleições de dezembro, para banir os líderes que os manifestantes pró-Espanha acusam de colocar as instituições catalãs sob "sequestro".

Antes da manifestação, centenas de pessoas concentraram-se diante da sede da Polícia Nacional para dar apoio aos agentes, insultados pelos nacionalistas após a repressão do referendo de 1 de outubro.

Junqueras pede mais luta pela república

E alerta que o governo catalão, que não se dá como demitido, terá de tomar decisões "nem sempre fáceis de entender".

CUP não descarta eleições de dezembro

Sublinha, contudo, que não reconhece "nenhuma das medidas" adotadas à luz do artigo 155. 

PORMENORES 

Bélgica oferece asilo

The Francken, secretário de Estado belga para a migração, afirmou ontem que Puigdemont pode pedir "asilo político" na Bélgica se quiser fugir à prisão.

Polícia retira fotografias

A nova direção da polícia catalã ordenou a retirada das esquadras das fotografias de Puigdemont e outros membros do governo catalão dissolvido.

Valls na campanha

O ex-PM francês Manuel Valls, nascido em Barcelona, participará em atos de campanha eleitoral pela unidade de Espanha.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8