Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Mistério envolve jovens resgatados

O mistério persiste no caso dos dois adolescentes norte-americanos resgatados pela Polícia no apartamento do sequestrador de ambos, em St. Louis, no estado do Missouri. Um dos rapazes estava desaparecido há mais de quatro anos (foi raptado quando passeava de bicicleta) e o outro havia sido visto pela última vez há escassos dias (quando regressava da escola), mas o que torna este caso invulgar é o facto de ter sido o mesmo raptor a manter reféns pelo menos dois jovens em simultâneo.
15 de Janeiro de 2007 às 00:00
O retorno dos adolescentes às respectivas famílias, que qualificam de milagre o sucedido, não afasta um sem-número de perguntas. Shawn Hornbeck, de 15 anos, e Ben Ownby, de 13, foram proibidos de responder a quaisquer questões e a Polícia escusa-se a abordar os pormenores da investigação ao enigmático Michael J. Devlin, de 41 anos, preso sob uma caução de um milhão de dólares.
Sabe-se apenas que trabalhou como gerente de uma cadeia de pizas e que não possui cadastro criminal no Missouri, embora outras informações avançadas mas não confirmadas pela Polícia dêem conta de que o alegado criminoso aparecia como agressor sexual no estado do Utah.
Aliás, vários vizinhos afirmam que Devlin aparentava ser uma pessoa absolutamente normal. O seu senhorio, Bill Reromer, narrou que uma vez entrou na casa do inquilino para reparar a canalização e viu Shawn a dormir num quarto absolutamente normal, ou seja, com janelas e cortinas e decorado como uma quarto de criança.
Para Romer, como para os restantes vizinhos, o jovem era filho de Devlin. Aliás, Shawn, ainda segundo vizinhos, costumava andar de bicicleta no quarteirão em redor do apartamento.
Outro perturbador enigma: como foi possível Shawn ter passado quatro anos na casa do sequestrador, a apenas uma hora de carro da residência dos pais. Estes, refira-se, distribuíram a foto do filho numa vasta região e criaram mesmo um ‘site’ na internet sobre o seu desaparecimento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)