page view

MPLA condena vandalismo e apela aos jovens que não se deixem manipular

Partido no poder considerou que as acções visam "manchar e dificultar a celebração, com júbilo, dos 50 anos da Proclamação da Independência Nacional".

29 de julho de 2025 às 00:23

O MPLA condenou veementemente os actos de vandalismo registados segunda-feira em Luanda e exortou os jovens a não se deixarem manipular por grupos ou indivíduos que incitem à violência, defendendo uma postura de responsabilidade, civismo e paz.

Num comunicado, o Bureau Político do Comité Central do MPLA (partido no poder em Angola) afirmou que os actos ocorridos causaram "enormes prejuízos materiais ao Estado, às famílias e às empresas" e comprometeram "a ordem, a segurança, a tranquilidade pública e o bem-estar da população".

O partido no poder considerou que as acções visam "manchar e dificultar a celebração, com júbilo, dos 50 anos da Proclamação da Independência Nacional", e denunciou a sua natureza "antipatriótica", por atentarem contra "os valores de unidade, reconciliação, Paz e progresso".

Reiterando o seu compromisso com a estabilidade e o desenvolvimento de Angola, o MPLA apelou às autoridades competentes para que intensifiquem as investigações e garantam a punição célere e eficaz dos responsáveis.

Também a UNITA se pronunciou sobre os incidentes, lamentando a morte de cidadãos e apelando à responsabilidade de todos os actores políticos e sociais.

O maior partido da oposição alertou para "tentativas de sabotagem por parte de grupos instrumentalizados" e reforçou a necessidade de diálogo e serenidade para preservar a paz social.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8