page view

Mulher enterrada na Idade Média deu à luz no túmulo

Bebé foi expelido do útero depois da mãe ter sido enterrada.

28 de março de 2018 às 16:17

Um grupo de arqueólogos que trabalhava em túmulos em Ímola, Itália, descobriu os restos mortais de um adulto juntamente com os de um bebé entre as suas pernas.

De acordo a revista médica World Neurosurgery, uma análise mais detalhada mostrou que o adulto se tratava de uma mulher e que o esqueleto mais pequeno era de um bebé que foi expelido do útero depois da mãe ter sido enterrada.

O que ainda não foi averiguado é a forma como a mulher, que tinha entre 25 e 35 anos, morreu, mas as marcas no crânio sugerem que tenha passado por algum tipo de cirurgia.

Os investigadores suspeitam que a mulher, que estava grávida de 38 semanas, tenha sofrido uma pré-eclampsia ou alguma doença relacionada com hipertensão e que os médicos tentaram tratar esse problema com uma técnica chamada trepanação, muito utilizada na Idade Média e que consiste em fazer vários orifícios no crânio.

"O achado é um dos poucos casos documentados de trepanação no início da Idade Média na Europa e o único com uma grávida associada ao fenómeno de extrusão fetal pós-morte", lê-se no artigo publicado na revista.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8