page view

Falha na soldadura da via terá causado tragédia ferroviária em Espanha

Investigadores descartam erro humano. Linha foi renovada em maio do ano passado

20 de janeiro de 2026 às 01:30

O trágico acidente ferroviário que fez pelo menos 40 mortos e mais de 120 feridos na região espanhola de Córdova, este domingo, terá sido provocado por uma falha na soldadura da via, indica uma investigação preliminar.

De acordo com o 'El Mundo', os técnicos envolvidos na investigação acreditam que a soldadura de um dos carris terá cedido à passagem do comboio de alta velocidade Iryo que fazia o trajeto entre Málaga e Madrid com quase 300 passageiros a bordo. As três carruagens traseiras da composição, que seguia a 210 quilómetros por hora, descarrilaram e invadiram a via contrária. Vinte segundos depois, o comboio Alvia Madrid-Huelva, que levava a bordo 184 pessoas e seguia a 205 Km/hora, embateu com enorme violência contra as composições descarriladas. Segundo as autoridades espanholas, o maior número de vítimas mortais seguia nas primeiras carruagens do Alvia, que descarrilaram e caíram por um declive de quatro metros de altura junto à via. Esta segunda-feira à noite, mais de 24 horas após o acidente, ainda havia corpos presos nos destroços.

A carregar o vídeo ...

Como aconteceu o acidente entre comboios de alta velocidade em Espanha

VÍDEO: Medialivre

As autoridades descartaram a possibilidade de erro humano ou falha nos sistemas eletrónicos de segurança da via, que não tiveram tempo para atuar. Segundo a imprensa espanhola, o maquinista do Alvia ainda terá tentado travar, mas não conseguiu evitar a colisão. O seu corpo foi projetado a dezenas de metros pela força do embate. Os destroços ficaram espalhados ao longo de centenas de metros e as duas composições acabaram por se imobilizar a uma distância de 800 metros entre si. Dezenas de catenárias foram arrancadas, o que atesta a violência da colisão.

O comboio Iryo tinha saído da inspeção há quatro dias e a via tinha sido renovada em maio do ano passado. O ministro espanhol dos Transportes, Oscar Puente, considerou que se tratou de um acidente "muito estranho" e o Governo decretou três dias de luto nacional em memória das vítimas. A investigação poderá demorar mais de um mês.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8