page view

“Não vou esperar f*der alguém da minha família”: vídeo mostra pressões de Bolsonaro a Moro

Presidente brasileiro, com receio de que a sua família estivesse a ser perseguida pela Polícia Federal, terá exigido que superintendente fosse substituído.

14 de maio de 2020 às 10:35

Numa altura em que o presidente do Brasil é suspeito de tentar interferir na Polícia Federal, uma gravação de uma reunião entre ministros em abril mostra alegadamente Jair Bolsonaro a levantar preocupações com investigações policiais em curso no Rio de Janeiro que visam familiares. No mesmo vídeo, exibido na terça-feira a um grupo de responsáveis envolvidos nas investigações, o presidente brasileiro ameaça demitir responsáveis da polícia e o então ministro da Justiça, Sérgio Moro."Não vou esperar foder alguém da minha família. Troco todo mundo da segurança. Troco o chefe, troco o ministro", disse Bolsonaro durante a reunião, segundo fontes ouvidas pela Globo. De acordo com várias fontes que viram a gravação, o presidente brasileiro estava com receio de que a sua família estivesse a ser perseguida pela polícia do Rio de Janeiro. Assim, exigiu a Moro que substituísse o superintendente da Polícia Federal. Caso não o fizesse, Bolsonaro garantiu que trocaria o então diretor-geral, Maurício Valeixo, aliado de Sérgio Moro, e o próprio ministro.

Aos jornalistas, esta terça-feira, o presidente brasileiro negou as versões sobre as suas declarações naquela reunião. "Não existem as palavras superintendente ou Polícia Federal". De acordo com as fontes que viram a gravação, Bolsonaro refere-se à Polícia Federal do Rio de Janeiro como "segurança do Rio".

O juiz do Supremo Tribunal Federal a cargo da investigação, Celso de Mello, pediu ao procurador-geral da República que se pronuncie sobre o sigilo da gravação. Na terça-feira à noite deu um prazo de 48 horas a Augusto Aras para o fazer.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8