Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

NÃO VOU FICAR NUM JORNAL ATÉ AOS 65

A noiva do príncipe Felipe, de Espanha, gravou há oito anos uma entrevista na qual declarava os seus objectivos de vida. As declarações, prestadas quando se preparava para partir para o México, onde faria um mestrado em Comunicação Social, revelam a face determinada de uma jovem de 23 anos que um dia “decidiu” ser rainha de Espanha.
19 de Dezembro de 2003 às 00:00
A entrevista foi ontem transmitida pela Antena 3 da TV espanhola, e nela Letizia afirma que, para lá da formação académica, o que motivou o seu concurso à bolsa de estudo para a Universidade de Guadalajara foi o desejo de “conhecer-se a si mesma, construir-se a si mesma”.
“É uma experiência vital. Quero conhecer coisas, conhecer pessoas. Estar só, sentir-me desenraizada, não ter a minha terra e a minha gente”, afirmou então ao jornalista mexicano que gravou, em Madrid, as suas declarações como parte de um documentário com fins pedagógicos.
Nesta primeira aventura longe de casa, a jovem jornalista, embora determinada e ambiciosa, não esconde os seus medos. “Não gostaria de viver situações desagradáveis: como ser roubada ou insultada”, afirmou.
Mas, mais bem disposta, Letizia esclareceu ainda que não partia “com um sentimento conquistado”, a menos que, concluiu com um sorriso, “se trate de conquistar homens”.
A segunda parte da reportagem, que deveria ter sido gravada no ano seguinte, 1996, quando Letizia e os companheiros regressassem do México, nunca foi filmada, entre outras coisas porque estava então ocupada com os preparativos do casamento com o seu primeiro marido, o professor e escritor Alonso Guerrero.
O documentário revela, mesmo incompleto, uma parte dos sonhos da futura princesa, que na altura apenas sabia que não lhe apetecia “ficar num jornal até aos 65 anos”. Não ficou, de facto. Oito anos volvidos entrou num “conto de fadas” ao conquistar um príncipe que lhe promete um trono. Só que, neste caso, o príncipe e o trono são verdadeiros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)