page view

Negociações entre os EUA e o Irão terminam sem acordo

Conversações técnicas vão prosseguir em Viena, mas Witkoff terá ficado "desapontado" com a proposta iraniana.

27 de fevereiro de 2026 às 01:30

As negociações sobre o programa nuclear do Irão terminaram esta quinta-feira sem acordo e com sinais contraditórios. Enquanto os mediadores falam em "avanços significativos", vários meios de comunicações norte-americanos avançam que a delegação dos EUA terá ficado "desapontada" com a proposta iraniana.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã, Sayyid Badr bin Hamad Al Busaidi, que atuou como mediador nas negociações indiretas que decorreram em Genebra, na Suíça, anunciou que foram alcançados "avanços significativos" e que as duas delegações vão voltar a reunir-se muito em breve. Até lá, adiantou, irão decorrer negociações ao nível técnico em Viena, sede da Agência Internacional de Energia Atómica, que será responsável por monitorizar um eventual acordo para a eliminação do programa nuclear iraniano e cujo diretor, Rafael Grossi, participou nas negociações desta quinta-feira.

No entanto, fontes da delegação norte-americana avançaram que os enviados Steve Witkoff e Jared Kushner terão ficado "desapontados" com a proposta iraniana, e a curta duração da segunda reunião, que decorreu ao final da tarde e durou menos de uma hora, foi "um mau sinal". A reunião da manhã tinha durado mais de três horas e, segundo os mediadores, ficou marcada por uma "troca de ideias criativas e positivas".

O encontro desta quinta-feira em Genebra era encarado, recorde-se, como a derradeira oportunidade para alcançar um acordo capaz de evitar um ataque militar dos EUA ao Irão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8