page view

Trump diz que Netanyahu concordou com o plano para acabar com a guerra em Gaza

Líderes discutiram um plano de paz com 21 pontos.

Atualizado a 29 de setembro de 2025 às 20:10

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, concordou com o plano para acabar com a guerra em Gaza, esta segunda-feira, na conferência de imprensa após a reunião na Casa Branca com o presidente norte-americano Donald Trump.

Segundo Trump, vários líderes estiveram presentes na reunião através de chamada telefónica, incluindo o rei da Jordânia, os presidentes da Turquia e da Indonésia, o primeiro-ministro do Paquistão, entre outros.

O plano de 21 pontos tem como principal objetivo acabar com a guerra em Gaza e devolver os reféns israelitas, mas o objetivo geral é alcançar a paz no Médio Oriente. "Discutimos o fim da guerra em Gaza, mas é apenas uma parte para trazer ao Médio Oriente. Chamemos-lhe a paz eterna no Médio Oriente", disse Trump.

Entre os vários pontos, Trump destacou a desmilitarização de Gaza, retirando as capacidades militares ao Hamas e organizações terroristas. Para tal, o presidente norte-americano admite a possibilidade de "destruir infraestruturas de produção que ajudam a treinar forças policias locais".

Trump garante que já todos os envolvidos aceitar o plano, faltando apenas a decisão do Hamas.

O presidente norte-americano anunciou que irá liderar o Board of Peace (Quadro da Paz, em português), que contará com a presença de vários nomes que serão divulgados nos próximos dias, para colocar o plano em prática.

Netanyahu agradeceu a Donald Trump por ser "o melhor amigo que Israel já teve na Casa Branca", defendendo que a liderança do presidente norte-americano "está a mudar o mundo para melhor". "Eu apoio o plano para terminar a guerra em Gaza", afirmou Netanyahu. "[O plano] irá trazer de volta os reféns", acrescentou ainda.

No entanto, deixou um recado ao Hamas: "Se o Hamas rejeita o plano, então Israel terminará o trabalho sozinho".

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, chegou à Casa Branca por volta das 16h00 (hora em Lisboa), onde foi recebido pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Os líderes irão reunir para discutir um acordo de cessar-fogo em Gaza.

À chegada de Netanyahu, os jornalistas perguntaram a Trump se está confiante sobre a possibilidade de alcançar a paz em Gaza, avança o jornal The Times of Israel. "Estou", respondeu o presidente norte-americano.

Publicada originalmente a 29 de setembro de 2025 às 16:32

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8