page view

"Nunca estive tão assustada": Jovem detida à força pela polícia durante vigília por Sarah descreve terror em Londres

Polícia algemou e levou alguns dos participantes, após o ato ter sido desautorizado devido à pandemia. Patsy foi uma das detidas.

15 de março de 2021 às 10:31

Patsy Stevenson foi uma das vítimas da repressão policial ocorrida este domingo durante a vigília por Sarah Everard, a jovem que foi sequestrada e assassinada em Londres. A polícia algemou e levou à força alguns dos participantes após o manifestação ter sido desautorizada devido à pandemia, mas são muitos os que acham que as autoridades abusaram do poder que lhes foi concedido. 

A manifestante Patsy descreveu esta segunda-feira no Good Morning Britain, um programa matutino na rede de televisão britânica ITV, o terror que viveu às mãos da polícia.

Em lágrimas, a estudante universitária, que foi multada em 200 libras (cerca de 233 euros) após a sua detenção, afirma que ainda não percebeu porque foi atirada ao chão pela polícia e acusa as autoridade de terem dito "algumas coisas que deixaram as pessoas zangadas".

Patsy afirma que só participou na vigília para "deixar uma vela", em homenagem a Sarah, e não entende o porquê da violência policial que se viveu em Londres. Acusa ainda a polícia britânica de ter "falado agressivamente com as mulheres". 

A estudante aponta ainda que é "pequena", mas, ainda assim, foi manietada no chão por dois polícias "corpulentos". Sublinha que a manifestação era "pacífica", mas que a polícia começou a virar-se contra as mulheres no local. Estas pediram a Patsy que se juntasse a elas em nome de Sarah, uma vez que polícia apresentava um comportamento violento. 

"Fiquei apavorada, nunca fiquei tão assustada... quando olhei para cima, havia câmeras por toda parte", explica.

"Estou plenamente ciente de que a polícia tem que fazer seu trabalho", aponta, insistindo, porém, que a intenção era de fazer "uma vigília segura."

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, expressou esta segunda-feira a sua "profunda preocupação" com a repressão policial durante uma vigília em homenagem a Sarah Everard.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8