page view

Nuvem tóxica provocada pela erupção de vulcão em La Palma chega à Península Ibérica

Dióxido de enxofre deve atingir esta sexta-feira a costa mediterrânica de Espanha, França e Itália.

24 de setembro de 2021 às 08:42
A carregar o vídeo ...

Novas imagens mostram intensas explosões de lava do vulcão em La Palma

A nuvem de dióxido de enxofre emitida pelo vulcão que está em erupção desde domingo na ilha espanhola de La Palma, nas Canárias, já chegou a Ibiza, Formentera e algumas regiões da costa de Múrcia e deverá atingir esta sexta-feira outras regiões de Espanha, mas os peritos garantem que não representa perigo para as populações.

Especialistas do sistema europeu de observação da Terra Copérnico estimam que a nuvem de gases tóxicos atinja esta sexta-feira grande parte da costa mediterrânica de Espanha, França, Itália, Argélia e Líbia, bem como a totalidade de Marrocos e Tunísia. O dióxido de enxofre é um gás tóxico e prejudicial tanto para a saúde humana como para o meio ambiente. No entanto, o facto de os gases estarem concentrados a mais de três mil metros de altitude, acima das nuvens, torna improvável que entre em contacto com estas e provoque chuva ácida.

Esta quinta-feira, uma das frentes da lava deteve-se, enquanto outra avançava a quatro metros por hora em direção ao mar. A torrente da lava já destruiu cerca de 400 casas e arrasou cerca de 166 hectares, obrigando à retirada de mais de 6 mil pessoas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8