page view

"O melhor do rap... contra o pior da política": Rappers franceses unem-se para criar música a criticar extrema-direita

No videoclipe participaram artistas de diferentes gerações e regiões de França, que perceberam que "não podiam ficar de braços cruzados", perante os resultados das eleições.

02 de julho de 2024 às 17:44

20 rappers uniram-se para criar um vídeo contra a extrema-direita francesa, vencedora na primeira volta das eleições. Sob mote 'No pasaran', referência ao slogan dos republicanos espanhóis contra o fascismo de Franco, os artistas expressaram o seu desagrado face à subida do União Nacional nas eleições e apelaram a que os eleitores revertam a situação na segunda volta.

"O melhor do rap... contra o pior da política", pode ler-se na descrição do vídeo partilhado no Youtube. 

Num vídeo, com cerca de dez minutos, surgem os rappers de diferentes gerações e regiões de França a quebrar o silêncio. Sem qualquer constrangimento, proferiram tanto insultos à extrema-direita como ao candidato a primeiro-ministro pelo partido Jordan Bardella.

Lançada na noite desta segunda-feira, a música já atingiu cerca de meio milhão de visualizações. 

"A ideia inicial era falar para os jovens que ouvem rap. Dissemos a nós próprios que não podíamos ficar de braços cruzados", explicou Touhami, um dos artistas envolvidos no projeto.

"Após a dissolução catastrófica da assembleia por Macron, a triste constatação de que o União Nacional liderava entre os jovens nas eleições europeias e o seu resultado aterrador na primeira volta das eleições legislativas, DJ Kore e Ramdane Touhami fizeram o impossível, ativando todas as suas ligações para mobilizar os jovens contra os fascistas e evitar uma segunda volta apocalíptica", lê-se.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8