page view

Parlamento aceita tramitar destituição de Dilma

Dilma só será afastada se a maioria votar a favor da moção.

07 de abril de 2016 às 08:16

Numa sessão com ânimos exaltados, o deputado Jovair Arantes, relator da comissão da Câmara dos Deputados que analisa a destituição de Dilma Rousseff, apresentou ontem um parecer aceitando o pedido da oposição e recomendou a continuação do processo para afastar a presidente. O parecer vai ser debatido por toda a comissão até segunda-feira, quando deverá ser votado.

Entre gritos de parlamentares aliados de Dilma exigindo mais tempo para a defesa e até a anulação do processo, que consideram um golpe, e de respostas de deputados da oposição que exibiam bonecos de Lula da Silva vestido de presidiário e gritavam "destituição já!", o relator conseguiu, a custo, ler o parecer.Fundamentando a decisão em 135 páginas de argumentos, Arantes salientou que não estava a julgar o mérito das acusações contra Dilma, o que cabe ao Senado na próxima fase, mas sim a reconhecer estarem reunidas as condições legais para a continuação do processo.

Após a votação de segunda-feira pelos 65 deputados da comissão, o parecer terá depois de ser votado pelos 513 deputados do parlamento, o que deve ocorrer na sexta-feira posterior, dia 15. Para o processo contra Dilma ser oficializado e enviado para análise do Senado, última fase da tramitação, tem de ser aprovado por 342 deputados, dois terços do total.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8