page view

Patrick atingiu a puberdade com dois anos. Conheça a condição rara que transformou um bebé num adolescente

Norte-americano nasceu com uma condição genética hereditária chamada de testotoxicoce, ou puberdade precoce.

29 de junho de 2019 às 19:37

Patrick Burleigh nasceu com uma condição rara, atingindo a puberdade com apenas dois anos. Atualmente, é escritor, casado e pai de um rapaz. No entanto, até chegar aqui, o norte-americano de 34 anos sofreu com preconceitos, foi expulso da escola, consumiu drogas e esteve preso.

A história de Patrick começa ao ser diagnosticado com uma condição genética hereditária chamada de testotoxicoce, ou puberdade precoce, que é causada por mutações de genes, responsáveis por ativar a ovulação em mulheres e a produção de testosterona em homens.

Em declarações ao site basileiro G1, Patrick contou que aos três anos já tinha os níveis de testosterona iguais a um adolescente de 14 anos, uma vez que a sua condição o tinha feito crescer mais rápido.

"Não me encaixava na escola e no mundo em geral. Isso marcou a minha infância desde muito cedo", recordou.

Geralmente as pessoas não costumavam acreditar na condição de Patrick. "Como tinha pelos pubianos e parecia ser mais velho, uma mulher repreendeu a minha mãe, gritou connosco e ainda nos envergonhou", contou Patrick, sobre um episódio em que a mãe o tinha levado a uma aula de natação com quatro anos.

O homem explicou que, apesar do seu pai ter passado pela mesma condição que ele, nunca tinham falado sobre o assunto, uma vez que "a sua infância foi traumática".

"Ele não queria falar sobre isso e nunca se sentou comigo quando eu era criança para me explicar o que eu estava a sentir e como lidar com aquilo", conta o homem de 34 anos.

O tratamento

"Eles faziam-me uma série de exames. Mediam os meus testículos para saber a minha idade fisiológica. Era incómodo, mas acostumei-me. Só me deitava na maca e deixava que me examinassem. Ser diferente é estar constantemente a ser analisado", explicou ao G1

Drogas, expulsão da escola e prisão

Aos 12 anos, envolveu-se com uma adolescente e consumiu LSD na escola, acabando por ser preso. Mais tarde foi expulso da instituição e proibido de frequentar qualquer outra escola da região.

A mudança

Recentemente, Patrick descobriu que o bisavô – que sofreu da mesma condição – esteve na II Guerra Mundial com apenas 13 anos, no entanto, o seu filho, agora com quatro anos, não herdou da testotoxicose.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8