País é rico em recursos minerais, com cerca de 1,5 mil milhões de toneladas de reservas comprovadas de carvão, e os acidentes mortais nas minas são frequentes.
Pelo menos sete pessoas morreram esta segunda-feira na sequência de uma fuga de gás numa mina de carvão na província de Semnan, cerca de 300 quilómetros a leste de Teerão, informou a agência noticiosa do Irão.
O acidente ocorreu na cidade de Damghan, segundo a agência noticiosa Mehr, acrescentando que a causa da fuga continua desconhecida.
Segundo a mesma fonte, foram encontrados os corpos de sete mineiros, mas o número de mortos poderá aumentar, uma vez que outros poderão ainda estar presos no interior da mina.
Segundo alguns meios de comunicação social locais, a fuga que levou à morte dos sete trabalhadores foi de monóxido de carbono.
Em 2023, uma explosão numa outra mina de carvão em Damghan matou seis pessoas.
O Irão é rico em recursos minerais, com cerca de 1,5 mil milhões de toneladas de reservas comprovadas de carvão, e os acidentes mortais nas suas minas são frequentes.
Em setembro de 2024, uma explosão numa mina de carvão em Tabas, a 540 quilómetros de Teerão, no Khorassan do Sul, matou mais de 50 pessoas e feriu pelo menos 20.
Em 2017, 43 mineiros morreram numa explosão em Azad Shahr, no norte do Irão, provocando uma onda de revolta contra as autoridades.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.