page view

"É uma vergonha que a Europa tenha presos políticos", diz Puigdemont

Ex-presidente da Catalunha foi libertado de prisão alemã e falou aos jornalistas.

06 de abril de 2018 às 11:22

O ex-presidente do Governo Regional da Cataunha, Carles Puigdemont, saiu esta sexta-feira da prisão alemã onde estava detido preventivamente, a aguardar o resultado do pedido de extradição requerido por Espanha.

"É uma vergonha que a Europa tenha prisioneiros políticos", disse Puigdemont aos jornalistas que o aguardavam à porta da prisão de Neumünster.

"Está na hora de fazer política, não há desculpas para que as autoridades espanholas comecem um diálogo com os catalães para tentar encontrar uma solução política", acrescentou o líder da coligação Juntos por Catalunha, o partido mais votado entre as forças independentistas nas eleições de dezembro, que têm a maioria dos deputados no Parlamento regional.

Carles Puigdemont, pagou esta sexta-feira a caução imposta pelo tribunal alemão e pôde assim sair da prisão de Neumünster, onde estava detido preventivamente.

O líder catalão foi detido na semana passada, quando regressava de carro de uma conferência na Finlândia. Foi intercetado no norte da Alemanha quando procurava chegar à Bélgica, onde se exilou pouco antes de a Justiça espanhola emitir um mandado de detenção contra ele e outros líderes independentistas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8