page view

Putin diz que “grupo grande” de civis deixou Ghouta Oriental

Tropas sírias iniciam avanço terrestre no segundo dia da trégua decretada por Moscovo.

01 de março de 2018 às 08:57

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou esta quarta-feira que um "grupo bastante grande" de civis foi retirado de Ghouta Oriental. As afirmações contradizem o chefe da diplomacia russa.

Sergei Lavrov repetiu ontem que os grupos rebeldes que dominam aquela região dos arredores de Damasco bombardeiam o corredor humanitário criado pela Rússia, impedindo a saída de civis e a entrega de ajuda à população.

Putin, contudo, não explicou se as evacuações aconteceram desde que, na terça-feira, entrou em vigor uma trégua diária de cinco horas implementada pela Rússia.

No primeiro dia, a trégua foi violada, com rebeldes e russos a culparem a outra parte. Ontem, a pausa nos combates terá sofrido menos violações, mas de tarde os bombardeamentos recomeçaram e tropas terrestres sírias apertaram o cerco aos rebeldes que controlam Ghouta, entre eles o Jabhat al-Nusra, ligado à al-Qaeda.

A Rússia reiterou que está a fazer tudo para implementar a trégua, mas, apesar das afirmações de Putin, não há relatos sobre a saída de civis. Por outro lado, a Cruz Vermelha alertou que cinco horas de trégua não permitem a chegada de caravanas humanitárias. 

Arsenal químico com ajuda norte-coreana

Diz ainda que especialistas norte-coreanos em mísseis foram vistos em centros militares sírios. Paralelamente, os EUA acusaram a Rússia de não cumprir o acordo de 2013 para destruir o arsenal químico sírio.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8