Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

"Queres ficar com o pai ou com a mãe?": Migrante de três anos obrigada a escolher

Sofia foi questionada pela polícia fronteiriça sobre com quem queria ficar.
Correio da Manhã 17 de Julho de 2019 às 17:46
Migrantes em El Paso, Texas
Migrantes em El Paso, Texas
Migrantes em El Paso, Texas
Migrantes em El Paso, Texas
Migrantes em El Paso, Texas
Migrantes em El Paso, Texas
Migrantes em El Paso, Texas
Migrantes em El Paso, Texas
Migrantes em El Paso, Texas

Uma menina de três anos que viajava com a família para os Estados Unidos, em busca de uma vida melhor, foi obrigada a escolher entre o pai ou a mãe pela Polícia de Fronteira dos Estados Unidos quando atravessava a fronteira do México com os EUA, em El Paso, Texas, acompanhada pelos pais e os dois irmão. 

De acordo com a estação de rádio NPR, a família revelou que um polícia disse à família hondurenha que um dos dos elementos do casal poderia ficar nos Estados Unidos com os três filhos, mas o outro teria de regressar ao México.

A mesma fonte avança que um dos agentes perguntou a Sofia com quem preferia ficar. "O agente perguntou-lhe se queria ficar com a mãe ou com o pai", revela Tania, a mãe da criança.

"A menina, porque é mais ligada a mim, disse 'mãe'. Mas quando eles começaram a levá-lo [o pai de Sofia e marido de Tania], a menina começou a chorar. O polícia disse 'disseste mãe'", conta a mãe.  

Tania e Joseph afirmam que passaram dois dias na semana passada a tentar que a família não fosse separada. 

A advogada que os representa, diretora executiva de uma ONG de apoio a migrantes, alegou que os problemas de saúde de Sofia - que sofre de problemas no coração - já lhe tinham valido um ataque cardíaco anteriormente, pelo que precisava de ser acompanhada por um médico.

O Departamento da Segurança Interna estabelece um protocolo que avança que pessoas com "doenças físicas ou mentais" não devem ser 'enviadas' para o México. Desse modo, ao examinar Sofia, um médico apelou aos agentes de autoridade que a criança não fosse separada dos restantes familiares. 

Após os pedidos, a família conseguiu permanecer junta tendo sido encaminhada para um abrigo de migrantes em El Paso. Mais tarde voou para a região centro-oeste, para se encontrarem com familiares.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)