page view

Reações ao atentado no coração de Barcelona

Figuras públicas e políticas deixam mensagens de pesar.

17 de agosto de 2017 às 18:41

Pelas 17h00 locais (16:00 em Lisboa), uma furgoneta branca galgou um passeio nas Ramblas, na zona da Praça da Catalunha, em Barcelona, atropelando dezenas de pessoas e gerando pânico na zona frequentada diariamente por milhares de turistas.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, assegurou estar em contacto com as autoridades locais após o atropelamento de dezenas de pessoas esta quinta-feira em Barcelona, frisando ser prioritário cuidar dos feridos e facilitar o trabalho das forças de segurança.

Rajoy escreveu uma mensagem na sua conta da rede social Twitter em que explica que se mantém em contacto com todas as administrações, depois de uma furgoneta ter atropelado durante a tarde dezenas de pessoas que passeavam nas Ramblas de Barcelona, nordeste de Espanha, fazendo pelo menos dois mortos e 20 feridos.

Liga espanhola vai guardar minuto de silêncio no fim de semana

"Em contacto com todas as administrações. Prioridade: cuidar dos feridos em Las Ramblas e facilitar o trabalho das Forças de Segurança", sublinhou o chefe do executivo espanhol.

A liga espanhola de futebol (LFP) confirmou hoje que vai guardar um minuto de silêncio no próximo fim de semana nas suas I e II ligas em homenagem às vítimas do atentado em Barcelona.

A Real Federação Espanhola de Futebolo (RFEF) também emitiu hoje um comunicado recomendando aquela homenagem às vítimas e afetados pelo atentado.

"São uns assassinos, uns criminosos", diz o rei Filipe VI

O monarca espanhol classificou como "assassinos" e "criminosos" os autores do ataque terrorista de Barcelona.

"São uns assassinos, simplesmente uns criminosos que não nos vão aterrorizar. Toda a Espanha é Barcelona. As Ramblas voltarão a ser de todos", escreveu Filipe VI num comentário publicado na rede social Twitter.

Marcelo já falou com rei de Espanha para transmitir solidariedade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já falou com o rei de Espanha, Felipe VI, a transmitir solidariedade pelo ataque que ocorreu esta tarde em Barcelona e que provocou pelo menos 13 mortos e 50 feridos.

Segundo fonte da Presidência da República, o chefe de Estado tentou também saber junto do rei de Espanha qual o ponto da situação naquela cidade da Catalunha.

Guterres condenou ataque terrorista e solidariza-se com Espanha

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou hoje o ataque terrorista em Barcelona e solidarizou-se com Espanha e sua luta contra o terrorismo.

Guterres transmitiu as suas "sinceras condolências às famílias e amigos dos falecidos, ao Governo e ao povo da Espanha", como afirma num breve comunicado, o seu porta-voz Farhan Haq. O secretário-geral da ONU desejou hoje uma "rápida recuperação aos feridos" e disse esperar que "os responsáveis por esta violência terrível sejam prontamente levados à justiça".

"As Nações Unidas estão solidárias com o Governo de Espanha na sua luta contra o terrorismo e o extremismo violento", afirma.

Putin pede unidade contra o terrorismo

O Presidente russo, Vladimir Putin, condenou hoje, em mensagem ao rei de Espanha, o "cruel atentado" em Barcelona, que fez pelo menos 13 mortos e 80 feridos, pedindo em simultâneo à comunidade internacional unidade contra o terrorismo.

"Condenamos energicamente este cruel e cínico crime contra cidadãos pacíficos. O ocorrido confirma uma vez mais a necessidade de uma união real dos esforços de toda a comunidade internacional numa luta sem cedências contra as forças do terror", escreveu Putin num telegrama ao monarca espanhol, Felipe VI. O dirigente do Kremlin expressou as suas condolências às famílias das vítimas mortais e desejou uma rápida recuperação aos feridos.

Cristiano Ronaldo solidário

O craque português manifestou-se nas redes sociais logo após o atentado e, apesar de não se ter manifestado sobre a tragédia na Madeira, em que a queda de uma árvore matou pelo menos 13 pessoas, o futebolista afirma estar "consternado" com o atentado em Barcelona. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8