Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Realizador de origem portuguesa morre atingido por girafa

Carlos Carvalho estava a filmar na África do Sul quando foi projetado por animal.
5 de Maio de 2018 às 15:12
Realizador Carlos Carvalho
Girafas da quinta Glen Afric
Girafas da quinta Glen Afric
Realizador Carlos Carvalho
Girafas da quinta Glen Afric
Girafas da quinta Glen Afric
Realizador Carlos Carvalho
Girafas da quinta Glen Afric
Girafas da quinta Glen Afric

Carlos Carvalho, de 47 anos, foi atacado e projetado por uma girafa na quinta Glen Afric em Broederstroom, África do Sul, no decorrer de filmagens para um filme alemão. O realizador sul-africano de raízes portuguesas - nasceu em Moçambique, em 1968 -  foi levado de helicóptero para o hospital Milpark, em Joanesburgo, mas acabou por morrer devido a vários ferimentos na cabeça.

A equipa de filmagem de Carlos testemunhou todo o acidente. "Eu estava mesmo ao lado do Carlos quando, de repente, a girafa balançou o pescoço e lhe acertou na cabeça. Ele voou uns quatro ou cinco metros", disse o operador de câmara Drikus van der Merwe ao jornal The Sun.

A quinta Glen Afric, conhecida por ser um sítio onde os turistas podem ver e cuidar de animais selvagens e local de filmagens popular para centenas de filmes internacionais, emitiu um comunicado sobre o caso. "Carlos não foi autorizado a filmar e agiu por conta própria. Lamentamos a perda da sua família mas consideramos que a girafa não é agressiva e, por isso mesmo, não será abatida. É apenas um animal selvagem sem qualquer tipo de malícia" afirmou Jenny, a porta-voz da herdade.

Minutos antes de tudo acontecer, o realizador pediu a Drikus para tirar com o telemóvel algumas fotografias para mandar à esposa e filhos. "Sem saber, fui eu que capturei as últimas imagens dele vivo", relembra o operador de câmara ao jornalista Mike Behr.

A notícia da morte do realizador, na passada quarta-feira, difundiu-se rapidamente pela comunidade cinematográfica. Carlos ganhou vários prémios, incluindo um Leão de Prata no Festival de Cinema de Cannes em 2003.
Carlos Carvalho Milpark África do Sul Glen Afric The Sun realizador Festival de Cinema de Cannes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)