page view

Realizador de origem portuguesa morre atingido por girafa

Carlos Carvalho estava a filmar na África do Sul quando foi projetado por animal.

05 de maio de 2018 às 15:12

Carlos Carvalho, de 47 anos, foi atacado e projetado por uma girafa na quinta Glen Afric em Broederstroom, África do Sul, no decorrer de filmagens para um filme alemão. O realizador sul-africano de raízes portuguesas - nasceu em Moçambique, em 1968 -  foi levado de helicóptero para o hospital Milpark, em Joanesburgo, mas acabou por morrer devido a vários ferimentos na cabeça.

A equipa de filmagem de Carlos testemunhou todo o acidente. "Eu estava mesmo ao lado do Carlos quando, de repente, a girafa balançou o pescoço e lhe acertou na cabeça. Ele voou uns quatro ou cinco metros", disse o operador de câmara Drikus van der Merwe ao jornal The Sun

A quinta Glen Afric, conhecida por ser um sítio onde os turistas podem ver e cuidar de animais selvagens e local de filmagens popular para centenas de filmes internacionais, emitiu um comunicado sobre o caso. "Carlos não foi autorizado a filmar e agiu por conta própria. Lamentamos a perda da sua família mas consideramos que a girafa não é agressiva e, por isso mesmo, não será abatida. É apenas um animal selvagem sem qualquer tipo de malícia" afirmou Jenny, a porta-voz da herdade.

Minutos antes de tudo acontecer, o realizador pediu a Drikus para tirar com o telemóvel algumas fotografias para mandar à esposa e filhos. "Sem saber, fui eu que capturei as últimas imagens dele vivo", relembra o operador de câmara ao jornalista Mike Behr.

A notícia da morte do realizador, na passada quarta-feira, difundiu-se rapidamente pela comunidade cinematográfica. Carlos ganhou vários prémios, incluindo um Leão de Prata no Festival de Cinema de Cannes em 2003.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8