Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Restrições nos horários e limites à lotação: Bélgica com mais medidas após detetar primeiro caso da variante Omicron

Medidas vão entrar em vigor este sábado, com exceção dos eventos públicos e competições desportivas.
Correio da Manhã 27 de Novembro de 2021 às 10:16
A carregar o vídeo ...
Variante da Covid-19 detetada na África do Sul já chegou à Europa
O Comité de Concertação da Bélgica decretou esta sexta-feira novas medidas para combater a pandemia da Covid-19 no país. Acelerar a campanha de reforço da vacinação, tomar medidas quanto à testagem e reduzir os contactos sociais é o foco, revelou o ministro da saúde belgo.

O decreto real do comité foi publicado este sábado com as novas medidas sanitárias, segundo noticiou o jornal DH Les Sports.

Os mercados de Natal belgas poderão receber até 100 pessoas. "Eventos, incluindo mercados de Natal e vilas de inverno, apresentações culturais, competições desportivas e congressos podem ser realizados ao ar livre com público sentado até 100 pessoas, com exclusão dos colaboradores e organizadores dos respetivos eventos", adiantou o decreto.

São permitidas até seis pessoas por mesa em restaurantes, "sem contar com as crianças de 12 anos". Um família de mais de seis pessoas pode partilhar a mesma mesa. independentemente do tamanho. Os estabelecimentos terão de fechar portas entre as 23h00 e as 5h00, e não podem prestar serviços de takeaway nesse horário.

As pequenas acomodações turísticas podem receber no máximo 15 pessoas.

As medidas entram em vigor este sábado, com exceção das medidas relativas a eventos públicos e competições desportivas, que entrarão em vigor no dia 29 de dezembro.

A Bélgica foi o primeiro país da Europa a detetar pelo menos um caso da nova variante da Covid-19, identificada inicialmente na África do Sul. O vírus chegou à Europa por meio de uma jovem não vacinada que desenvolveu sintomas após viajar para o Egito através da Turquia.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Comité de Concertação da Bélgica Covid-19 Bélgica política governo (sistema) questões sociais
Ver comentários