page view

Rio de Janeiro retoma vacinação Covid-19 na quinta-feira após suspensão por falta de doses

Prefeito, Eduardo Paes, indicou não haver previsão para a imunização dos idosos com menos de 80 anos.

24 de fevereiro de 2021 às 22:18

A cidade brasileira do Rio de Janeiro retomará na quinta-feira a vacinação contra a covid-19 para idosos, após ter sido suspensa na semana passada por falta de doses, informou esta quarta-feira a autarquia.

"A vacinação será retomada nesta quinta-feira, para idosos com 82 anos. Na sexta-feira, serão vacinados idosos com 81 anos e no sábado os de 80 anos. As demais datas serão divulgadas após a chegada de novas doses da vacina", indicou a prefeitura do Rio de Janeiro na rede social Twitter.

O prefeito, Eduardo Paes, indicou não haver previsão para a imunização dos idosos com menos de 80 anos, frisando que novas datas serão divulgadas à medida que cheguem ao município mais remessas de imunizantes.

Até ao momento, 271 mil cariocas haviam recebido a primeira dose da vacina (o equivalente a 4% da população), sendo que 64 mil deles já tomaram a segunda dose, segundo dados compilados pela imprensa local.

No início da madrugada de hoje, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um dos maiores centros de investigação científica do Brasil e de toda a América Latina, terminou a análise e a embalagem de dois milhões de doses recebidas do Instituto Serum, da Índia, parceiro da farmacêutica britânica AstraZeneca.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, aquela região receberá 118.800 doses da fórmula chinesa CoronaVac e 196 mil doses da Oxford/AstraZeneca. Desse total, 105 mil doses dos imunizantes serão destinados à capital homónima do Rio de Janeiro.

A campanha de imunização contra a covid-19 na "cidade maravilhosa" havia sido paralisada na última quarta-feira, devido à escassez de doses, à semelhança do que ocorreu em outros municípios do país.

O Brasil é o segundo país com mais mortes devido à covid-19, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com o maior número de infetados, depois dos EUA e da Índia, ao contabilizar 248.529 óbitos e 10,2 milhões de casos positivos desde o início da pandemia, registada oficialmente em território brasileiro há quase um ano.

Já o Rio de Janeiro é um dos Estados mais afetados em todo o país, concentrando 32.574 óbitos e 577.183 infetados.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.486.116 mortos no mundo, resultantes de mais de 112 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8