page view

Rússia lança ataque em larga escala durante negociações trilaterais

Zelensky diz que conversações em Abu Dhabi foram "construtivas" e poderão continuar na próxima semana.

25 de janeiro de 2026 às 01:30

A Rússia lançou na madrugada deste sábado centenas de drones e mísseis contra as duas maiores cidades ucranianas, Kiev e Kharkiv, apesar das negociações de paz que decorreram nos últimos dias em Abu Dhabi e que envolveram, pela primeira vez, conversações diretas entre representantes dos dois países.

"Esforços de paz? Encontro trilateral nos Emirados Árabes Unidos? Diplomacia? Para os ucranianos, esta foi mais uma noite de terror russo", denunciou o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Andrii Sybiha, acusando o presidente russo, Vladimir Putin, de "cinismo" por ordenar mais um ataque brutal enquanto a delegação russa discute a paz em Abu Dhabi. "Os mísseis russos não atingiram só os nossos civis, atingiram também a mesa de negociações", acusou.

Apesar do ataque, que fez pelo menos um morto e deixou milhares de pessoas sem eletricidade e aquecimento, os negociadores dos dois países voltaram este sábado a sentar-se à mesma mesa sob mediação dos EUA em Abu Dhabi para negociações que o presidente ucraniano descreveu como "construtivas". Segundo Volodymyr Zelensky, foram discutidos "possíveis parâmetros para acabar com a guerra", tendo as duas partes concordado sobre a "necessidade de monitorização e controlo dos EUA sobre o processo de acabar com o conflito e garantir segurança real". O líder ucraniano adiantou ainda que as duas delegações voltaram aos seus países para consultas mas poderão voltar a reunir-se nos próximos dias.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8