page view

O primeiro crime de sempre cometido no espaço afinal não aconteceu. Saiba porquê

Astronauta Anne Mclain tinha sido acusada pela ex-mulher de roubo de identidade e acesso não autorizado a contas. Agora, anos depois, admitiu que mentiu.

19 de novembro de 2025 às 20:18

A astronauta norte-americana Anne McClain ganhou fama por ter sido acusada em 2019 de ter cometido o primeiro crime de que há conhecimento no espaço. Mas a história conheceu esta semana novos contornos e o caso conheceu uma reviravolta.

A história começou em 2019 quando foi acusada de roubo de identidade e acesso não autorizado a contas da sua ex-mulher a partir da Estação Espacial Internacional, onde se encontrava numa missão de três meses. Isto depois da sua então companheira ter apresentado uma queixa acusando Anne de aceder à conta bancária conjunta sem a sua permissão.

Esta semana, contudo, aquele que seria o primeiro crime de sempre cometido no espaço… deixou de o ser. Tudo porque de acordo com o Ministério Público do Distrito Sul do Texas, Summer Heather Worden, a ex-companheira que tinha denunciado Anne à justiça, acabou por se declarar culpada de ter feito uma falsa denúncia.

Na altura dos factos, Anne revelou ao The New York Times que apenas se certificou de que as finanças de ambas estavam em ordem e que havia dinheiro suficiente para pagar as contas. Mas rejeitou sempre ter cometido qualquer ilegalidade.

McClain e Worden foram casadas entre 2014 e 2018, ano em que Anne foi acusada pela companheira de agressão, algo que nunca se veio a provar, com o processo a ser arquivado. Agora, com esta falsa denúncia, Summer arrisca uma pena de prisão até cinco anos e uma multa que pode chegar aos 250 mil dólares.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8