page view

Sánchez rejeita diálogo “fora da Constituição” com governo independentista da Catalunha

Primeiro-ministro espanhol reúne-se com o líder do governo independentista catalão.

29 de junho de 2021 às 08:50

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, garantiu esta segunda-feira que o respeito pela Constituição é o marco sobre o qual irá assentar o diálogo com o governo independentista da Catalunha, que será esta terça-feira retomado ao fim de vários anos de bloqueio.

“A Constituição não é um dogma, mas marca o território sobre o qual podemos dialogar”, afirmou Sánchez à Cadena SER, na primeira entrevista concedida após indultar os dirigentes separatistas catalães condenados pela organização do referendo ilegal de 2017. O PM espanhol sublinhou ainda que dentro da Constituição “há muitas coisas que podem ser feitas” e que, mesmo não existindo acordo sobre a autodeterminação ou a amnistia - as principais exigências dos independentistas - pode existir uma “aproximação” relativamente a outros assuntos. O chefe do governo admitiu ainda ter mudado de opinião e que, apesar de ter defendido em 2019 o cumprimento íntegro das penas dos separatistas condenados, considera agora que o perdão é “mais útil” para fomentar a convivência. “Queremos virar a página e ultrapassar esta crise”, afirmou.

Sánchez exclui ainda a participação do líder da ERC, Oriol Junqueras, um dos separatistas indultados, na mesa de diálogo que inicia esta terça-feira com o presidente do governo regional, Pere Aragonès, frisando que se trata de uma negociação “entre governos” e lembrando que Junqueras continua proibido de exercer cargos políticos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8