page view

Sensualidade nos desfiles de Carnaval em São Paulo (COM FOTOGALERIA)

A segunda e última noite de desfiles de escolas de samba do Carnaval de 2013 em São Paulo foi marcada por luxo, alta tecnologia e muita, muita sensualidade, e fez o público vibrar desde o final da noite de sábado, quando o evento começou, até depois das sete da manhã deste domingo, quando a última escola terminou a sua passagem pelo Sambódromo do Anhembi. Como se ainda quisessem mais, mesmo depois de tantas horas de desfile, milhares de pessoas não arredaram pé até que o último passista terminou a sua evolução, já com um sol bem forte.

10 de fevereiro de 2013 às 13:17

Um dos maiores destaques da noite foi a "Gaviões da Fiel", escola de samba ligada ao clube de futebol Corinthians, que em Dezembro se sagrou bi-campeão mundial de clubes ao derrotar o Chelsea no Japão. Com um enredo sobre a história da propaganda e a sua importância na vida dos brasileiros, a "Gaviões", segunda escola a desfilar, elevou o clima nas arquibancadas ao rubro com muito luxo nas fantasias bem detalhadas, muito colorido e impressionou com um carro alegórico abre alas com nada menos que 60 metros de comprimento, repleto de efeitos tecnológicos e muitas mulheres bonitas. A empolgação nas arquibancadas foi um espectáculo à parte e o público soltou tantos fogos-de-artifício que por alguns momentos nem dava para ver o desfile.

Campeã do ano passado, a "Mocidade Alegre" levou para o sambódromo um enredo defendendo que muitos pecados, além de não nos levarem para o inferno, podem, pelo contrário, mostrar-nos o verdadeiro paraíso. Com esse tema, e também muito luxo nos carros e nas fantasias, a escola fez a imaginação do público fervilhar ante as insinuações de alguns pecados bem prazerosos, sugeridos e apimentados por inúmeros corpos generosamente expostos

Continuando na senda da sensualidade, a "Tom Maior", que se apresentou logo a seguir, aproveitou um enredo que pretendia alertar contra os riscos das doenças sexualmente transmissíveis e os meios para as prevenir para fazer a alegria do público com muitas mulheres e homens de corpos esculturais expostos até ao limite da imaginação de cada um. Patrocinada por uma fabricante mundial de preservativos, a "Tom Maior" fez da sexualidade e da sensualidade o que pode ser o grande trunfo no desejo de ser campeã.

O outro grande destaque da noite foi a "Académicos do Tucuruvi", que desfilou quase ao amanhecer e contou a história de um famoso actor e cineasta brasileiro, Mazzaropi, especialista em comédias bem populares, que fez muito sucesso durante décadas principalmente no nordeste do país. Para contar a história de Mazzaropi, já falecido, a escola levou para o sambódromo duas características do actor, a alegria e um intenso colorido nas fantasias e nos carros alegóricos, como ele usava nos seus cenários.

Nesta última noite de desfiles em São Paulo, passaram ainda pelo sambódromo a "Nené de Vila Matilde", que regressou este ano ao grupo principal, e que apresentou um bonito enredo sobre a igualdade entre pessoas e povos, e a "Unidos de Vila Maria", que fez uma apresentação exageradamente tecnológica para falar dos 50 anos da chegada ao Brasil dos primeiros coreanos, hoje uma enorme colónia no país.

A escola que encerrou o Carnaval foi a "Império da Casa Verde", que, apesar de ter desfilado com sol alto, deu um show de animação, colorido e empolgação dos seus membros, contagiando quem estava nas arquibancadas. A escola levou para o sambódromo um bem elaborado enredo sobre curas, falando da medicina desde os tempos do antigo Egipto e da Babilónia até às mais recentes inovações na área da saúde, passando por ritos africanos, ervas, cházinhos e outras práticas de cunho menos científico mas populares.

O apuramento da vencedora do Carnaval de São Paulo vai ocorrer na próxima terça-feira. Na noite deste domingo começam os desfiles no sambódromo do Rio de Janeiro, que terão a sua segunda e última noite de segunda para terça e cuja apuração será na quarta.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8