page view

Separatistas catalães tiram tapete a Sánchez

Partido de Puigdemont vai vetar todas iniciativas legislativas do Governo no Parlamento.

07 de novembro de 2025 às 01:30

O partido independentista catalão Junts anunciou esta quinta-feira que vai vetar todas as propostas do governo de Pedro Sánchez no Parlamento, bloqueando desta forma a ação legislativa do Executivo socialista e colocando em risco a sua continuidade.

A rotura já tinha sido anunciada no fim de semana pelo líder independentista, Carles Puigdemont, e foi agora confirmada pela líder parlamentar do Junts, Miriam Nogueras, que anunciou que os sete deputados do partido irão votar contra todas as medidas propostas pelo Governo, na prática, bloqueando a ação legislativa do Executivo, que não tem maioria parlamentar e, até aqui, estava dependente do apoio dos sete deputados independentistas. "Os nossos votos não estão ao serviço da estabilidade de Espanha, mas ao serviço da Catalunha e dos catalães", sublinhou Nogueras. O Junts, recorde-se, acusa Sánchez de não ter cumprido o acordo de investidura e apoio parlamentar com os independentistas, nomeadamente, ao não garantir a aplicação plena da amnistia aos líderes separatistas condenados, a aprovação do catalão como língua oficial no Parlamento Europeu e a devolução de competências ao governo regional.

O porta-voz do Governo tentou desdramatizar, apelando à "tranquilidade e ao diálogo", enquanto o líder do Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo, considerou que a legislatura de Sánchez está "finalizada" e ironizou: "Qual era mesmo essa história do Governo mais estável da Europa?"

Justiça investiga pagamentos no PSOE

A Audiência Nacional espanhola abriu ontem uma investigação aos pagamentos em dinheiro feitos pelo PSOE ao ex-ministro José Luis Ábalos e ao seu assessor, Koldo García. Em causa estarão suspeitas de contabilidade paralela, financiamento ilegal e possível branqueamento de capitais. Ambos já estão a ser investigados por suspeita de viciação de contratos públicos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8