Nas redes sociais multiplicam-se as publicações sobre a marca atraente pelos baixos preços.
Não é segredo que a Zara tem um monopólio no Mundo da moda. Crianças, adolescentes e até os mais velhos encontram roupa para a sua faixa etária nas lojas do grupo Inditex, que detém também a Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Uterqüe.Mas há um novo gigante chinês que ameaça a multinacional espanhola líder mundial de venda. Chama-se SheIn (inicialmente Sheinside.com) e foi fundada em 2008. A empresa é conhecida por ter roupa tendência a preços muito baixos, feita na China.Apesar de se manter fora dos media tradicionais, a SheIn tem uma forte presença online através de publicidade nas redes sociais, mas especialmente com a ajuda de influencers, que fazem parcerias pagas. E até consumidores fazem publicações orgânicas acerca dos produtos adquiridos. A marca aproveita e utiliza esses conteúdos nas suas próprias redes sociais.A loja de fast fashion com preços competitivos tem vindo a ganhar grande popularidade nos últimos anos, especialmente entre os mais jovens, e em maio de 2021 foi a App mais descarregada nos Estados Unidos da América, de acordo com a revista Bloomberg Businessweek.Segundo dados da Business of Fashion, em 2020, a Shein conseguiu um volume de negócio no valor de 9 mil 715 milhões de euros, o dobro do que tinha alcançado em 2019. Em comparação, a Zara faturou 24 mil milhões de euros no ano passado, de acordo com o jornal económico espanhol CincoDías.
Como várias lojas de fast fashion, a SheIn fabrica alguns produtos que se podem classificar como cópias de artigos de designer, o que é atraente para quem não quer gastar milhares de euros para obter um 'look' sofisticado e 'trendy'.
Isto já deu origem a várias polémicas, e mais recentemente, até uma portuguesa veio acusar a empresa de copiar o seu design numa t-shirt.
A empresa já foi processada pela AirWair International - criadora da Dr. Martens - e também pela Levi Strauss. No caso da Levi's, estará em causa a cópia do formato do símbolo da marca norte-americana.Jovens nas redes sociais mostram compras na SheInHá cada vez mais Instagrammers a partilharem conteúdos em que mostram roupa adquirida na loja chinesa. A tendência regista-se especialmente em influencers que publicam 'looks dos dia'.
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